Grammy 2021 logo
Foto: Reprodução Facebook / Recording Academy / GRAMMYs
in ,

Tudo o que você precisa saber sobre o Grammy Awards 2021!

Edição conta com performances ao vivo e novidades devido a pandemia da Covid-19; confira!

Falta muito pouco para conhecermos os vencedores de cada categoria do Grammy Awards 2021, que rola domingo (14/03), nos Estados Unidos. A lista de apresentações impactou logo de cara ao ser liberada de uma só vez e com grandes nomes da música. E, apesar de ter tido data remarcada por conta da pandemia, os cuidados contra a Covid-19 permanecem, num esquema especial.

Entre as performances, estão confirmados nomes que fizeram história no ano passado como BTS, Taylor Swift, Billie Eilish, Cardi B, Doja Cat, Harry Styles, Dua Lipa, Post Malone, Black Pumas e Chris Martin, DaBaby, Miranda Lambert, Maren Morris, John Mayer, Haim, Mickey Guyton, Brandi Carlile e Brittany Howard. Ufa! No entanto, Beyoncé, uma das artistas mais indicadas, com nove em 2021, não está na programação de performances – pelo menos até agora.

Os fãs ainda esperam que mais nomes sejam anunciados até a data do Grammy, como Adele, que os fãs aguardam ansiosamente por seu retorno, Beyoncé e Bruno Mars. A falta de The Weeknd entre os nomeados e na lista de apresentações causou polêmica na academia. Um dos cantores mais aclamados do período, ele ficou de fora da premiação e ninguém sabe exatamente por que.

Compre álbuns dos indicados ao Grammy na Regard

Vale lembrar que para a 63ª edição do Grammy Awards, os indicados foram anunciados em 24 de novembro de 2020. E o período de elegibilidade das canções, álbuns e singles foram estabelecidos pelas datas de lançamento entre 1º de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2020. Período esse, inclusive que The Weeknd manteve o hir “Blinding Lights” no Top da Billboard. Confira a lista completa de indicados nas 84 categorias.

The Weeknd alfineta Grammy Awards no clipe "Save Your Tears"
(Foto: Reprodução / YouTube)

Novo normal

Assim como em outras cerimônias que rolaram durante a pandemia do novo coronavírus, o Grammy precisou se virar e incluiu trechos pré-gravados, além da cerimônia ao vivo. A produção vai transmitir a festa que antecede ao show principal com apresentação de Jhene Aiko e também um red carpet diferente, com uma espiadinha nos bastidores e entrevistas também pré-gravadas.

O rapper Burna Boy, a banda de jazz Terri Lyne Carrington + Social Science, o músico Jimmy “Duck” Holmes, o pianista clássico Igor Levit, o músico Lido Pimienta, o cantor Poppy e o cantor Rufus Wainright se apresentarão no palco do pré-show.

Maior premiação da música
Foto: The Recording Academy

A festa que antecede o evento principal também incluirá um tributo a Marvin Gaye, em comemoração aos 50 anos da música “Mercy, Mercy Me (The Ecology)”. Muitos artistas participarão deste número: Afro-Peruvian Jazz Orchestra, Thana Alexa, John Beasley, Camilo, Regina Carter, Alexandre Desplat, Bebel Gilberto, Lupita Infante, Sarah Jarosz, Mykal Kilgore, Ledisi, Mariachi Sol de Mexico de Jose Hernandez, PJ Morton, Gregory Porter, Grace Potter, säje, Gustavo Santaolalla (Bajofondo), Anoushka Shankar e Kamasi Washington.

Performances e suas novidades

A lista de apresentações ao vivo conta com 22 nomes, sendo 11 artistas femininas, e todos estarão em palcos montados no centro de convenções de Los Angeles e arredores. A entrega dos troféus pelos apresentadores acontecerá em outros locais ainda não divulgados e não necessariamente apenas em Los Angeles.

Grammy 2021: Billie Eilish pode entrar para lista das maiores vencedoras
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Curiosidades: metade dos artistas que estão no line-up nunca se apresentou antes na maior festa da celebração da música. Porém, Taylor pisará no palco do Grammy pela sétima vez. Todos os indicados ao álbum do ano foram convidados a cantar, menos Jhene Aikko. Doja Cat e Megan Thee Stallion são as únicas artistas indicadas em revelação que se apresentarão.

Locações off-palco principal

A transmissão, apresentada neste ano por Trevor Noah vai homenagear locais independentes do entretenimento que foram duramente atingidos pela pandemia. Várias categorias serão apresentadas por funcionários, incluindo bartenders e gerentes de bilheteria do The Troubadour e The Hotel Café, de Los Angeles, do The Apollo Theatre, em Nova York, e The Station Inn, de Nashville. O uso de múltiplos locais permitirá o distanciamento social.

O show inclui sequências de dentro do Centro de Convenções de Los Angeles, bem como no deck externo do local e nas ruas ao redor. Em alguns casos, o Staples Center, a casa habitual dos Grammy, também estará visível em segundo plano.

Billboard aponta artistas cotados para Grammy 2021
(Foto: Divulgação)

Quando?

A transmissão irá ao ar ao vivo no domingo, dia 14 de março, às 20h (17h no Brasil) na CBS. O show também estará disponível para transmissão ao vivo e sob demanda no Paramount +.

Como assistir ao Grammy 2021 no Brasil?

No Brasil, a transmissão oficial do prêmio ficará a cargo da TNT, que a exibirá em sua canal, mas também por meio de streamings, a partir das 22h. O primeiro, será na sua home do YouTube, como a emissora vem fazendo com as cerimônias deste circuito anual de premiações de cinema.

A cerimônia também poderá ser vista pelo aplicativo TNT GO, streaming oficial da TNT. Seu serviço pode ser acessado pelo site ou por aplicativos (disponíveis para Android e iOS). Para ter acesso ao TNT Go, você precisa obrigatoriamente possuir um provedor de TV paga que permita o cadastro na plataforma.

Foto: Grammy

Como assistir ao tapete vermelho do Grammy 2021?

O canal E! Entertainment deve fazer a transmissão do tapete vermelho, a partir das 20h30. Essa parte do evento também pode ser vista ao vivo, em inglês, no canal oficial no Facebook Live e no site do prêmio. Devido à pandemia, é esperado que o tapete seja virtual, em esquema semelhante ao do Globo de Ouro.

E atenção: O POPline vai, como de praxe, cobrir a premiação em nosso portal, além das redes, Instagram, Twitter e Facebook.

Escrito por Leonardo Rocha

Zara Larsson demite diretor criativo Ryder Ripps após “exposed” de Azealia Banks

BTS: Conheça todos os apartamentos que o grupo já morou!