Os vídeos mais vistos do ano passado no Google Academy continuam conversando com muitas das necessidades das empresas e dos profissionais de marketing neste novo ano. A empresa reuniu algumas das principais lições destes treinamentos que não devem ser esquecidas em 2021.
As mudanças causadas pela pandemia do coronavírus demandaram uma adaptação rápida dos negócios. Isso trouxe diversos aprendizados de gestão de crise que deixaram as empresas preparadas para o contexto atual, que ainda é de imprevisibilidade, aponta o Google.
Em apresentação do Google Academy, Adriano Nasser, Head of Channel Sales no Google, destaca os principais aprendizados de 2020, que podem ajudar em outros momentos de crise:
Nasser também aponta que, com a mudança de comportamentos de lojas físicas para o virtual, cada vez mais pessoas vão acessar o site e app do seu negócio. Por isso, é imprescindível garantir que eles sejam fáceis de usar e que não tenham problemas. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, o digital continua sendo um importante canal de vendas, pesquisa, comunicação e atendimento.
Quem está em home office sente os impactos do distanciamento do escritório todos os dias. E para as lideranças das áreas, como conseguir engajar suas equipes e gerenciar as questões de trabalho a distância em um cenário de incerteza? Neste artigo o Google Academy reuniu alguns caminhos possíveis de serem trilhados, que envolvem confiança, empatia e planejamento para redesenhar processos.
As mudanças bruscas e contínuas na rotina causadas pela pandemia fizeram os profissionais de marketing se perguntar: como as pessoas têm trabalhado? Como elas têm feito compras? Ou como têm se divertido? O treinamento de Samuel Moreschi, Gerente de Insights e Pesquisas do Google, trouxe essas respostas ao apresentar dados da pesquisa “Vida na Quarentena”, um estudo feito em parceria com a MindMiners.
Esses dados podem auxiliar marcas e empresas a se posicionar no contexto atual — 52% dos entrevistados, por exemplo, esperam que as marcas ajudem a conscientizar a população. Duas análises de Moreschi não devem ser esquecidas. A primeira é sobre o desafio de ser relevante neste cenário, já que, apesar de o público ver a atuação das marcas de forma positiva, ele nem sempre se lembra das ações de marketing feitas na pandemia. A segunda, e mais importante, é que a melhor estratégia no momento é olhar para o presente, já que, diante de tanta incerteza, qualquer conclusão pode ser precipitada.
YouTube: como explorar o potencial da plataforma de forma orgânica
Alguns formatos que fazem bastante sucesso na plataforma são: listas, desafios, narrativas (como esquetes e reality shows), reviews e explicativos. Segundo o YouTube, esta última categoria merece atenção especial, já que engloba tutoriais e DIY (o faça você mesmo), e pode ser uma ferramenta interessante para quem pretende mostrar um produto ou serviço sendo usado. Vale lembrar que o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais popular na internet, e buscas de como fazer alguma coisa são populares na plataforma.
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