Foto: Alexander Shatov/Unsplash
in

YouTube: saiba como explorar o potencial da plataforma de forma orgânica

Plataforma reúne dicas fundamentais para ter sucesso com os conteúdos

Como uma das plataformas mais populares do mercado musical, o YouTube apresentou uma série de melhores práticas para que artistas, profissionais da música e demais produtores de conteúdo consigam explorar o potencial da plataforma de forma orgânica.

A plataforma destaca o seu potencial como “vitrine” de produtos e serviços, apresentando dados da pesquisa TalkShoppe, “Why Video Brasil” realizada em agosto de 2020 com 2.052 pessoas de 18 a 64 anos.

Foto: Think With Google/YouTube

 

O YouTube ainda revela algumas boas práticas ajudam o canal a ser ainda mais relevante, como ensina Alex Silva, especialista e Gerente de Parcerias YouTube. Uma das dicas mais importantes é criar um conteúdo feito para o YouTube, e não simplesmente transpor outras peças audiovisuais para a plataforma.

Alguns formatos que fazem bastante sucesso na plataforma são: listas, desafios, narrativas (como esquetes e reality shows), reviews e explicativos. Segundo o YouTube, esta última categoria merece atenção especial, já que engloba tutoriais e DIY (o faça você mesmo), e pode ser uma ferramenta interessante para quem pretende mostrar um produto ou serviço sendo usado. Vale lembrar que o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais popular na internet, e buscas de como fazer alguma coisa são populares na plataforma.

Os criadores ainda podem explorar outros formatos de comunicação além de tradicional vídeo.  Na aba de Comunidade é possível postar textos, enquetes, fotos e GIFs, além de resgatar vídeos antigos compartilhando links. Os Stories, disponíveis durante 7 dias para quem acessa a plataforma via mobile, aparecem também para quem não é inscrito no canal e essa ferramenta é sempre destacada pelo YouTube como uma boa fonte para engajamento.

A plataforma também reuniu uma série de dicas que devem ser aplicadas antes de publicar o conteúdo. Ao criar o banner do canal, por exemplo, importante lembrar-se de acrescentar uma chamada para ação convidando o usuário a inscrever-se, e deixar claro a frequência das postagens. O ícone do canal deve permitir que o canal seja reconhecida rapidamente. Outros passos para customizar o canal e maximizar a performance são: criar seções e fazer um trailer de boas-vindas e apresentação.

Boas Práticas ao Criar Conteúdo no YouTube

Uma vez que seus vídeos estão publicados, é preciso entender qual conteúdo funciona e como melhorar aqueles cujas performances não foram satisfatórias. Para isso, o YouTube Studio Analytics informa métricas e faz também as próprias análises da performance dos vídeos publicados, facilitando a avaliação das estratégias e ajudando a traduzir os dados em ações para otimização do canal.

O painel também pode ser usado como uma fonte para insights rápidos, como para observar se a taxa de cliques é maior ou menor que a média do canal. E observar as métricas, entendendo as possíveis oscilações e os eventos externos que podem ter colaborado para os desempenhos é fundamental não apenas para o YouTube, para todas as plataformas.

Foto: Think With Google/YouTube

Para potencializar os resultados orgânicos no YouTube, a plataforma destaca os principais pontos que merecem atenção:

  • Criar conteúdo específico para a plataforma;
  • Fazer tutoriais para mostrar o produto ou serviço;
  • Explorar a aba de comunidade;
  • Criar stories para aumentar o número de inscritos;
  • Organizar os elementos do canal e os metadados de forma clara e atrativa;
  • Monitorar a reação dos espectadores com o Studio Analytics;
  • Explorar os temas em voga no momento com a ajuda do Google Trends

O YouTube divulgou na última semana uma carta assinada pela CEO Susan Wojcicki que aborda as prioridades da plataforma para 2021: aumentar a economia do criador, cumprir suas responsabilidades, ajudar as pessoas a aprender novas habilidades, construir para o futuro do YouTube e trabalhar com governos em todo o mundo, enquanto a companhia enfrenta questões regulatórias cada vez mais complicadas. Saiba mais clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

Luísa Sonza divulga bastidores do clipe de “Modo Turbo” e agradece participação de Anitta e Pabllo Vittar

“Black is King”: Filme de Beyoncé inspira curso na Universidade de Harvard