in ,

Titan: Saiba o que é implosão, que causou a destruição do submarino

A embarcação foi encontrada destruída nesta quinta-feira (22) a 500 metros do Titanic

Destroços encontrados sugerem implosão do submarino Titan. (Foto: Reprodução)

Na tarde desta quinta-feira (22), foi confirmado que o submarino Titan implodiu no fundo do mar. Com isso, a morte dos cinco tripulantes que estavam dentro da embarcação também foi constatada. Mas, você sabe o que é implosão e qual foi a motivação que fez tal situação acontecer? A gente te explica!

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Submarino Titan em expedição. (Foto: OceanGate/Agência Brasil)

LEIA MAIS:

A implosão é o contrário da explosão. Ou seja, é quando uma estrutura, objeto ou edifício sobre um colapso ou acaba desmoronando de fora para dentro. No caso de situação na água, a implosão pode acontecer por conta da pressão da água, que aumenta cada vez que a embarcação desce mais.

Sendo assim, ele pode ter sido esmagado por conta da pressão da água. Os submarinos, no entanto, são projetados para suportar essa maior pressão dentro d’água. Para isso, eles usam materiais resistentes para compor uma embarcação mais forte. Porém o submarino Titan, utilizado na expedição para os destroços do Titanic, não tinha autorização e comprovação da sua capacidade para ir até tão fundo.

Com isso, é possível imaginar que a estrutura da embarcação pode ter sofrido algum dano. Isso contribuiria para a possibilidade de implosão, como aconteceu. Vale lembrar que os destroços do famoso navio estão a 3.800 metros de profundidade no mar. Por isso, é imaginável que o submersível não teria condições atestadas de chegar até tal profundidade.

Guillermo Söhnlein, co-fundador da OceanGate Expeditions, afirmou à BBC que a probabilidade de uma implosão instantânea da embarcação assim que a comunicação foi perdida é alta. “Quando você está operando em profundidade, a pressão é tão grande em qualquer submarino que, se houver uma falha, será uma implosão instantânea. Se foi isso que aconteceu, é o que teria acontecido há quatro dias”, disse ele.

O submarino que desapareceu é classificado como um submersível, já que não é uma embarcação autônoma e depende de uma plataforma de apoio externa para retornar à superfície. O passeio turístico, que custa mais de R$ 1 milhão por pessoa, permite com que os passageiros conheçam os destroços do Titanic debaixo d’água.

Guarda Costeira encontrou os destroços do Submarino Titan

Para quem está perdido, alguns destroços da embarcação foram encontrados nesta quinta-feira (22) próximo ao local onde os restos do Titanic se encontram. Segundo a Guarda Costeira, a estrutura de pouso e um pedaço da tampa do submersível foram encontrados a 500 metros do Titanic – o que confirma a implosão com os cinco tripulantes dentro.

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (22), o porta-voz da Guarda Costeira confirmou que os destroços foram encontrados aproximadamente a 500 metros do Titanic e que os passageiros estão mortos.

“Um RUV (veículo operado remotamente) descobriu uma parte do casco do submersível a cerca de 500 metros da proa do Titanic no fundo do oceano. Em seguida, o robô encontrou outros destroços”, informaram.

Além do piloto e CEO da OceanGate Stockton Rush, os quatro passageiros da embarcação eram Shahzada Dawood, empresário paquistanês; Suleman Dawood, filho do empresário; Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa que é considerado o principal especialista no local do naufrágio.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!