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Do TikTok a Web3: Billboard aponta quais são as tendências de 2022

Foto: Pexels/Pixabay

À medida que 2022 chega ao fim, é hora de olhar o que aconteceu nos últimos 12 meses no mercado da música. A Billboard listou alguns dos momentos mais marcantes do ecossistema musical deste ano, como o volume de negócios nos níveis mais altos de grandes empresas, sucessos recordes em vários setores da indústria e algumas novidades vindas de lugares às vezes inesperados.

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O toca-discos executivo

Na reta final de 2022, grandes empresas anunciaram trocas em seus comandos. Com a saída de Stephen Cooper após uma bem-sucedida corrida de 11 anos na Warner Music, Robert Kyncl assumirá mais alto cargo da gravadora. Embora as mudanças nos principais grupos sejam relativamente raras, essa foi longe de ser a única transição este ano: Def Jam, Island e Capitol receberam novos presidentes/CEOs, com Tunji Balogun , a dupla de Justin Eshak e Imran Majid e Michelle Jubelirer assumindo o trio de empresas Universal Music Group, respectivamente. 

John Esposito também está fazendo a transição para um novo cargo de presidente emérito na Warner Music Nashville, passando as rédeas do dia-a-dia para seus herdeiros de longa data, Ben Kline e Cris Lacy, que assumirão em janeiro. 

O colapso Ticketmaster: o caso Taylor Swift

Taylor Swift estabeleceu uma pré-venda para sua primeira turnê em cinco anos, com o novo álbum ‘Midnights’. Os ingressos estavam programados para serem disponibilizados em 15 de novembro pela Ticketmaster. Mas se atrapalhou com a demanda da compra dos bilhetes e  o resultado foi  3,5 bilhões de pedidos de acesso — quatro vezes o recorde anterior. Isso deixou milhões de fãs frustrados por não conseguirem acessar a plataforma. 

Há agora uma investigação do Departamento de Justiça para saber se a Live Nation abusou de sua participação no mercado ao vivo  e uma audiência do painel antitruste do Senado em pauta, bem como várias investigações em nível estadual, além de um processo de mais de duas dúzias de fãs acusando a empresa de fraude e ‘conduta anticompetitiva’. 

A corrida para os serviços

O espaço de distribuição independente geralmente tem sido um modelo de negócios viável há décadas, mas a corrida aos serviços aumentou no ano passado. Empresas como SoundCloud, TikTok, Tencent e Downtown abraçaram a mudança com modelos de negócios realinhados, juntando-se a participantes relativamente novos no espaço, como UnitedMasters, Stem e Utopia

O início do inverno criptográfico

No início do ano, os projetos Web3 explodiram no que parecia ser todos os setores da indústria da música, incluindo todas as três grandes gravadoras junto com empresas como Spotify, Coachella, Ticketmaster, Gibson, Grammys e Death Row Records.

A Universal Music lançou uma banda NFT e a Warner fez parceria com empresas da Web3. As possibilidades pareciam infinitas, no entanto, os mares provaram ser muito mais agitados do que muitos esperavam, e uma série de vendas e fracassos financeiros (bem como recessão e temores de inflação) trouxeram o que muitos chamaram de Crypto Winter, com vendas e entusiasmo começando a diminuir com o passar do ano. 

Quando a segunda maior exchange de criptomoedas, a FTX, faliu em novembro, havia uma queda de 70% a 80% no mercado, a ponto de o formato parecer pronto para outra hibernação enquanto a indústria tenta descobrir a melhor forma de tirar proveito da nova tecnologia. 

A prosperidade do negócio 

Embora 2022 tenha sido um ano complicado para os negócios de modo geral, devido à pandemia da covid-19, lançar novos artistas tornou-se mais difícil do que nunca e questões financeiras abrangentes como inflação e a possibilidade de uma recessão esfriaram o que havia sido um grande problema no mercado. Mas, apesar desses desafios, o negócio da música vem crescendo em quase todas as frentes há mais de um ano. 

O mercado da música nos Estados Unidos viu fluxos de áudio sob demanda ultrapassarem 1 trilhão pela primeira vez, o que representa um aumento de 611% em relação a 2015, de acordo com a Luminate. 

Apesar dos problemas da cadeia de suprimentos que continuam atormentando as gravadoras e os fabricantes, as vendas de vinil ultrapassou US$ 1 bilhão em receita pela primeira vez desde meados da década de 1980. Eles aumentaram ainda mais de 22% a partir do meio do ano, assim estabelecendo o recorde de maior semana de vendas de vinil desde que a Luminate Data começou a rastrear dados em 1991. O consumo geral aumentou outros 9,2% ano a ano até agora em 2022, com sem sinais de desaceleração e com as gravadoras aumentando sua orientação para investidores em 2023. 

O mundo ainda é do TikTok

Em 2022, o TikTok se inclinou mais do que nunca em suas conexões com o mercado da música. O serviço está por trás do sucesso de músicas que estouraram na época em que foi lançada, como ‘Running Up That Hill’, de Kate Bush, ‘Lost’, de Frank Ocean, e novas canções, como é o caso de ‘About Damn Time’, de Lizzo, e ‘I’m Good’, de Bebe Rexha e David Guetta

No entanto, a relação das gravadoras com o TikTok esfriou no ano passado, com a chegada do SoundOn no mercado. Enquanto isso, o serviço de streaming ByteDance, Resso, foi lançado em mercados selecionados. De acordo com a BillbordA frustração com os pagamentos baixos e vazamentos de músicas faz com que alguns executivos alertem sobre uma repetição dos primeiros dias da MTV e do YouTube, quando o conteúdo musical era usado regularmente para promover um serviço incipiente sem compensação proporcional. 

No entanto, ainda assim, a maior música da plataforma em 2022,  do artista sueco Yung Lean, aumentou sua contagem de streams em mais de 1000%, e o TikTok ainda é o maior campo de provas para singles no meio digital.

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