O TikTok está facilitando o trabalho das marcas com seus criadores com uma atualização do Creator Marketplace, que agora convida gerentes de talentos a supervisionar, executar e analisar as oportunidades e campanhas de marca apresentadas a seus clientes.
Esta semana, a plataforma de entretenimento de vídeo apresentou um novo Portal do Gerenciador de Talentos como parte do TikTok Creator Marketplace — a plataforma que permite que marcas e agências se conectem com 800 mil criadores qualificados em todo o mundo. As informações são do Techcrunch.
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O novo serviço permite que os gerentes de talentos, com autorização do criador, façam login no Creator Marketplace para gerenciar o fluxo de negócios, negociar contratos em nome de seus talentos, lidar com o feedback criativo e revisar vários relatórios e métricas sobre o desempenho de uma campanha. A expansão permite que o TikTok atenda não apenas às necessidades de criadores com dezenas ou centenas de milhares de seguidores, mas também aos criadores de “nível de celebridade”.
Por sua vez, o TikTok confirmou que o Talent Manager Portal está em teste alfa no momento. O serviço gratuito já tem várias agências cadastradas, mas não pode divulgar os nomes dos testadores no momento.
Além disso, o TikTok observa que os gerentes de talentos terão acesso apenas às contas do Marketplace de seus clientes, não às contas reais da plataforma dos criadores.
O sistema visa complementar as ofertas existentes do Creator Marketplace voltadas para marcas que desejam capitalizar o desempenho da publicidade liderada por criadores, que, segundo o TikTok, oferece maior lembrança de anúncio entre 71% das marcas pesquisadas.
TikTok Creator Marketplace
Lançado pela primeira vez em 2019, o TikTok Creator Marketplace desempenha um papel fundamental no crescente ecossistema de monetização de criadores, juntando-se a plataformas semelhantes oferecidas pelo Facebook, Instagram, Snap e YouTube que ajudam os criadores a desenvolver relacionamentos dentro do espaço de marketing de influenciadores. O Creator Marketplace também introduziu uma API em 2021 que permite que empresas de marketing como Captiv8 e Influential acessem seus dados primários em seus próprios sistemas.
O TikTok Creator Marketplace coloca mais ferramentas ao seu alcance, permitindo que as marcas selecionem criadores por palavras-chave, o conteúdo que está sendo postado e filtros em torno de métricas como tamanho e composição do público.
As marcas podem optar por trabalhar com talentos entrando em contato diretamente ou por meio de “campanhas de aplicativos”, nas quais criarão um resumo e os criadores se apresentarão para a oportunidade. A ferramenta de correspondência do mercado também usa IA e processamento de linguagem natural para mapear criadores para o resumo com base no conteúdo que estão postando, ajudando a automatizar ainda mais o processo.
Atualmente, Adrienne Lahens, chefe global de operações das soluções de marketing para criadores do TikTok, anteriormente COO da Influential, está liderando a equipe do Creator Marketplace. Em sua função atual, que ocupa há cerca de um ano e meio, Lahens está focada em ajudar os criadores da plataforma a ganhar a vida por meio de conteúdo de marca e colaborações.
O TikTok diz que as marcas que trabalham com criadores veem um aumento de 26% na preferência da marca e um aumento de 22% nas recomendações da marca. Além disso, 71% dos usuários do TikTok dizem que a autenticidade de um criador é o que os motiva a fazer uma compra de uma marca.
Superar os desafios em relação à monetização do criador é fundamental para reter os melhores talentos no aplicativo do TikTok, especialmente à luz da forte concorrência de outros gigantes da tecnologia, incluindo Meta, Snap e YouTube — o último dos quais acaba de anunciar que começará a compartilhar a receita de anúncios com seus Shorts criadores a partir de 1º de fevereiro.
Com campanhas de marca, alguns dos principais criadores do TikTok estão ganhando dezenas de milhares e, em casos selecionados, centenas de milhares de dólares por meio do Creator Marketplace. Outras campanhas podem ser de menor escala, oferecendo apenas brindes, por exemplo, ao invés de pagamentos.
O TikTok não disse ao Techcrunch quanto tempo seu novo Portal do Gerenciador de Talentos permaneceria em teste alfa antes de ser lançado mais publicamente.