O blog especializado em tecnologia The SpAndroid anunciou no dia 11 de março o suposto lançamento de um app de fotos do TikTok capaz de concorrer com o Instagram, o ‘TikTok Photo’. Segundo o site, a ByteDance, empresa dona da rede social, está testando a aplicação.
LEIA MAIS:
- Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país
- TikTok lança ferramenta ‘Adicionar a App de Música’ no Brasil
- ‘Tudo indica que eles não valorizam a sua música’, diz Universal Music Publishing sobre o TikTok
- TikTok se posiciona sobre a remoção do catálogo da Universal Music Publishing da plataforma
Sem pronunciamento oficial, uma possível logomarca circula pelos sites de tecnologia. O uso de fotos não é novidade na plataforma de streaming de vídeo, que permite a publicação de fotos em sequência, animadas com o uso de canções adicionadas na postagem. Contudo, uma nova aplicação como essa pode trazer mudanças no uso da rede, famosa por impulsionar artistas da música através de trends.
Tendências do TikTok
No início do ano, com a publicação do relatório de tendências para 2024, o TikTok apontou para o mercado de música duas aplicações dentro de seu funcionamento. A rede social anunciou a Biblioteca Comercial de Músicas, que reúne gravações em estilos, gêneros e com artistas independentes de regiões distintas.
A segunda tendência para som é a abertura para parcerias na criação de obras personalizadas com criadores, com suporte de licenciamento de música e orientação estratégica de estratégia. Mas, com o possível desenvolvimento do ‘TikTok Photo’, o direcionamento da plataforma pode ampliar e divergir do diferencial dos vídeos verticais.
Nem mesmo o relatório de tendências aponta para uma atenção especial a fotografias, mas na apuração do blog The SpAndroid, o código do aplicativo indica para comandos de posts de fotografia.
“TikTok Photos é a nossa nova plataforma de compartilhamento de fotos em que será mais fácil curtir e descobrir posts de foto”, diz uma das linhas do código do TikTok.
A existência do comando no código foi confirmada por outro site de tecnologia, o TechCrunch.
Até o momento, não houve nenhum pronunciamento oficial da rede social ou da ByteDance, sua proprietária, para o lançamento da nova rede. Em meio aos rumores da nova aplicação, o TikTok enfrenta a possibilidade de banimento nos Estados Unidos.