in

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país

Legislação passará pelo Senado e também depende de sanção do presidente da República, Joe Biden; ByteDance nega as acusações

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país
Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país. Foto: Divulgação/Unsplash

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta quarta-feira (13) uma lei que pode banir o TikTok no país. O projeto ordena que o aplicativo, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo dono nos EUA, caso contrário, a rede social terá que deixar o país, de acordo com informações do G1.

Leia Mais:

O projeto de lei foi aprovado por 352 votos a 65, configurando um amplo apoio de democratas e republicanos ao tema. Agora, a legislação passará pelo Senado e também depende de sanção do presidente da República. Na semana passada, o presidente Joe Biden havia dito que assinaria a lei.

Os deputados que apoiam o projeto argumentaram que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional porque o governo chinês poderia usar suas leis de inteligência contra a ByteDance, forçando-a a entregar os dados dos usuários dos EUA. A ByteDance nega as acusações.

Segunda a agência Reuters, o TikTok disse que espera que “o Senado americano considere os fatos e que escute seus eleitores” antes de tomar qualquer decisão.

“Esperamos que eles percebam o impacto na economia, em 7 milhões de pequenas empresas e no 170 milhões de americanos que usam nosso serviço”, disse um porta-voz do TikTok após o resultado.

TikTok. Foto: Unplash.

Principais pontos da lei que pode proibir o TikTok nos EUA

  • Proíbe a distribuição, manutenção ou fornecimento de serviços de hospedagem na internet para um aplicativo controlado por adversários estrangeiros (por exemplo, TikTok);
  • Considera como adversário político qualquer aplicativo que seja operado direta ou indiretamente pela ByteDance ou TikTok (incluindo suas subsidiárias ou sucessores); ou uma empresa de mídia social controlada por um adversário estrangeiro que considere uma ameaça à segurança nacional;

  • A proibição não vai se aplicar a um aplicativo usado principalmente para publicar análises de produtos, análises de negócios ou informações e análises de viagens;
  • Autoriza o Departamento de Justiça a investigar violações do projeto e fazer cumprir suas disposições. As entidades que violarem o projeto de lei estão sujeitas a penalidades civis com base no número de usuários.
Relatório Music Impact 2023, encomendado pelo TikTok e feito pela Luminate. Foto: Divulgação

EUA x TikTok: o que pode acontecer?

Caso o projeto de lei seja aprovado no Senado e pelo Presidente da República, Joe Biden, a ByteDance deve encontrar um comprador em um período de até seis meses. Esse novo dono não pode ter relação com a empresa chinesa.

Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão americana ou se ela não encontrar um comprador, as big techs Apple e Google, dona do Android, terão que remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.