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Saiba como o TikTok pode entrar no mercado de podcast

De acordo com o Midia Research, os podcasts podem ser os próximos a serem explorados pela plataforma da ByteDance
Foto: Nitish Gupta/Pixabay

O TikTok está se expandindo constantemente para todas as formas de entretenimento e, segundo o Midia Research, os podcasts podem ser os próximos a serem explorados pela plataforma da ByteDance. Embora ainda não haja um comunicado oficial da empresa sobre o assunto. 

A ByteDance já distribui podcasts de Libsyn  e  Acast,  por meio do Resso, seu aplicativo de streaming de música. O TikTok dominou essencialmente a única ferramenta que música, podcasts e todo o entretenimento precisam: a descoberta. Com o seu domínio sobre o público da Geração Z, a plataforma pode ser o local para trazer os podcasts para o mainstream. 

Foto: Unsplah/Solen Feyissa

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O TikTok pode centralizar a descoberta e a audiência 

A descoberta de podcasts e a experiência do usuário ficaram em segundo plano, uma vez que as plataformas devem primeiro investir em infraestrutura. No entanto, atualmente, em meio à recessão da atenção, esta é a próxima fronteira crucial para o formato. O público está cada vez mais fragmentado e de nicho, tornando desafiadora a construção de uma audiência de massa para qualquer podcast. 

No entanto, o TikTok tem uma capacidade única de alcançar públicos de nicho e mainstream, devido ao seu feed focado em descoberta e algoritmo hiper direcionado. Os criadores de podcasts já estão usando a plataforma para promover seus programas e alcançar um público mais amplo.

Além disso, o TikTok poderia capitalizar a ascensão dos podcasts de vídeo, fornecendo aos criadores as ferramentas para ajudar a ampliar ainda mais seu público. Especialmente quando o YouTube entra oficialmente neste mercado, os podcasts de vídeo estão se tornando um novo campo de atuação onde a plataforma da ByteDance está bem posicionada para competir. 

TikTok:  O aumento do consumo de áudio da geração Z 

Ainda segundo o  Midia Research, os podcasts precisam de um impulso da Geração Z,  uma vez que apenas 21% dos jovens de 16 a 19 anos ouvem podcasts, em comparação com 24% de todos os consumidores. 

É visível que a fórmula do TikTok está funcionando para esse público, já que  52% dos jovens de 16 a 19 anos usam o aplicativo semanalmente – em comparação com o Spotify, que conta com  49%. Como resultado, mais plataformas estão emulando o formato da plataforma da ByteDance, como o Moonbeam.

Por sua vez, o Spotify,  que está tendo conquista ainda mais a Geração Z,  contratou o ex-executivo do TikTok,  Bryan Thoensen, como chefe de conteúdo e comunidade de podcast.

Embora não haja um comunicado oficial do TikTok sobre o lançamento de um podcast e, apesar da liderança do Spotify no mercado, com 43% dos ouvintes usando-o para acessar conteúdos em áudio, esse mercado ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento com espaço para outras plataformas expandirem sua participação. Isso acontece, inclusive, por conta do domínio da Geração Z.

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