O TikTok divulgou o relatório ‘What’s Next 2024’, a quarta previsão anual de tendências, que oferece aos profissionais de marketing conhecimentos sobre as mudanças nos desejos e necessidades da comunidade para o próximo ano.
Em 2024, a comunidade do TikTok deve apostar em uma mentalidade chamada pela plataforma de ‘Bravura Criativa’.
Para se destacar no TikTok, o ‘What’s Next 2024’ diz que é preciso passar de exibições ocasionais de ‘Bravura Criativa’ para a infusão dessa atitude no comportamento e nas estratégias diárias. O relatório também revela que as marcas que terão mais sucesso despertarão regularmente a curiosidade global, invertendo os arcos tradicionais das histórias e aprofundando a confiança de seus públicos.
“Em 2023, um público de mais de 1 bilhão de pessoas acessou regularmente o TikTok para encontrar comunidade, surpresas e prazer. Em uma era em que contar histórias se tornou previsível, o TikTok mostra a criatividade sem um começo, meio e fim típicos”, comenta Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing Empresarial do TikTok.
“Em 2024, veremos a comunidade do TikTok desenvolver isso de maneiras nunca vistas antes. Alimentada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem — a bravura criativa será incorporada às nossas vidas diárias”, completa.
Leia Mais:
- TikTok lança programa voltado para monetização dos criadores
- TikTok reduz meta de vendas de anúncios em US$ 2 bilhões
- TikTok transmite eventos exclusivos que celebram vozes e personalidades negras
Para este relatório, o TikTok se concentrou nos chamados ‘Sinais de Tendência’, que são definidos, segundo a plataforma, como padrões de conteúdo que mostram comportamentos e interesses emergentes que as marcas podem aproveitar para incorporar às suas estratégias de conteúdo de longo prazo. Eles podem ser divididos em três categorias:
- Curiosidade aguçada;
- Narração de histórias;
- Preenchendo lacunas de confiança.
Curiosidade aguçada
As pessoas acessam o TikTok em busca de mais do que uma única “resposta certa”, como aponta o relatório. Segundo o documento da plataforma a curiosidade e interesse levam a perspectivas relevantes, descobertas inexploradas e ações na vida real, graças à combinação de descoberta e mentalidade ativa.
O relatório diz que os usuários do TikTok são 1,8 vezes mais propensos a concordar que a plataforma os apresenta a novos tópicos que eles nem sabiam que gostavam.
Narração de histórias
O relatório aponta que as comunidades estão criando celebridades e narrativas fictícias. Os TikTokers adotaram uma comunidade compartilhada que apelidaram de #delulu ou conforto ilusório. Com raízes na cultura de fandom, a hashtag é uma mistura de fantasia e manifestação, adotando uma personalidade do tipo “finja até fazer” para que o público possa se conectar, fantasiando sobre suas esperanças, sonhos ou realidades delirantes autodefinidas.
O relatório mostra que são as estruturas narrativas mais intrigantes que guiam os espectadores além dos primeiros segundos e aprofundam a história — os anúncios destinados a deixar os usuários curiosos os mantêm assistindo por 1,4 vezes mais tempo.
Preenchendo lacunas de confiança
Ainda de acordo com o TikTok, existe uma crescente falta de confiança entre os consumidores e as marcas, o que faz com que o público busque engajamento além de uma venda única. O relatório diz que eles também estão procurando marcas que liderem mudanças sociais positivas e que ajam com transparência. Estabelecer valores e confiança claros em marcas não é um processo negociável. Na plataforma, as marcas têm uma linha aberta de comunicação com seus consumidores e com a comunidade.
Segundo o relatório, para as marcas, é fundamental considerar cada campanha e peça orgânica de conteúdo como uma oportunidade de compartilhar, ouvir e aprender, construindo juntos confiança e valores de marca para gerar uma fidelidade profunda dentro e fora da plataforma. Depois de ver um anúncio no TikTok, os espectadores confiam 41% mais na marca, têm 31% mais chances de serem leais à marca e 33% mais chances de dizer que a marca é adequada para quem eles são como pessoa — em comparação com antes de ver anúncios no aplicativo.
A metodologia do relatório ‘What’s Next 2024’ do TikTok
O relatório se apoia em dados da equipe global do TikTok Marketing Science, reunidos em estudos de pesquisa encomendados por terceiros, utilizando abordagens de métodos mistos, incluindo pesquisas quantitativas on-line, exposição a estímulos em um ambiente simulado do TikTok e/ou análises avançadas.
Neste relatório, o TiktTok se concentrou em estudos de 2022 e 2023, que ilustram a força das tendências esperadas para o próximo ano.