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TikTok lança serviço de streaming de música no Brasil e na Indonésia

Resso encerra os serviços em ambos os países a partir de 5 de setembro, com seus assinantes podendo transferir suas contas para a nova plataforma nesse meio tempo

TikTok. Foto: Divulgação

TikTok Music, o serviço de streaming do aplicativo, foi lançado nesta quinta-feira (6) no Brasil e na Indonésia. A escolha dos dois países não foi à toa, ambos foram elegidos pela ByteDance, controladora da plataforma, para ter o Resso.

Resso encerra os serviços em ambos os países a partir de 5 de setembro, com seus assinantes podendo transferir suas contas para o TikTok Music nesse meio tempo.

TikTok. Foto: Divulgação

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Afinal, o que é o TikTok Music? 

O TikTok Music é uma versão renomeada do Resso: um serviço apenas por assinatura  com um grande catálogo de músicas para transmitir, incluindo o download para ouvir offline. Ele estará disponível em versões de aplicativo móvel e desktop.

No Brasil, uma assinatura do TikTok Music custa R$ 16,90  (US$ 3,49) por mês, enquanto na Indonésia os usuários do iOS pagam 49.000 rupias (US$ 3,25) por mês. Já  os usuários do Android pagam 44.900 por mês no primeiro ano, depois 49.000.

Os recursos transferidos de Resso incluem um feed de descoberta de música deslizante; a capacidade de os ouvintes postarem comentários e criarem listas de reprodução colaborativas com amigos; letras em tempo real (e a capacidade de pesquisar usando letras); e uma ferramenta de identificação de música ‘Song Catch’ no estilo Shazam.

Assim como em  Resso, os usuários do TikTok Music podem importar listas de reprodução de outros serviços de streaming, incluindo Spotify, Apple Music e Amazon Music.

Então, o que há de novo? 

No lançamento, as pessoas podem sincronizar suas contas TikTok Music e TikTok “para curtir suas músicas favoritas”, enquanto também há um recurso de descoberta focado nas versões completas das faixas que se tornaram virais na plataforma.

Além disso, outra diferença para Resso (pelo menos nos últimos meses) é o fato de que o catálogo da Sony Music estará disponível para streaming no TikTok Music.

A Sony retirou sua música de Resso em setembro passado, mas está a bordo para o lançamento do novo aplicativo ao lado das outras majors, como Universal Music Group e Warner Music Group, e a Merlin.

O catálogo da Sony também retornará à Resso nesta quinta-feira (6). É um reflexo do trabalho que a ByteDance vem realizando nos bastidores para cortejar os detentores de direitos da expansão de streaming de música do TikTok.

Esse trabalho incluiu encerrar o nível gratuito de Resso em maio, com baixas taxas de conversão  a porcentagem de ouvintes gratuitos que atualizaram para assinaturas pagas , supostamente um dos obstáculos para as ambições da ByteDance de tornar o aplicativo global.

A integração do TikTok Music com o TikTok é um de seus principais pontos de venda, embora os links só cheguem até certo ponto no lançamento. Por exemplo, os vídeos que os artistas postam no TikTok não aparecerão no TikTok Music.

Isso parece uma adição para o futuro: exibir essas postagens em seus perfis do TikTok Music ou mesmo em seu feed de descoberta de músicas.

Por enquanto, o público dos artistas também não será transferido automaticamente: os seguidores de um artista no TikTok não os seguirão automaticamente no TikTok Music. Isso também parece ser um recurso que vale a pena priorizar nos próximos meses.

“Temos o prazer de apresentar o TikTok Music, um novo tipo de serviço que combina o poder da descoberta de música no TikTok com o melhor serviço de streaming da categoria”, disse Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok.

Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais da TikTok. Foto: Rperodução/LinkedIn

“Estamos entusiasmados com as oportunidades que o TikTok Music apresenta tanto para fãs de música quanto para artistas, e o grande potencial que ele tem para agregar valor significativo à indústria da música”, completa.

Ainda não há notícias de quando o TikTok Music será lançado em outros países. Isso inclui a Índia, o terceiro dos três mercados de lançamento de Resso ao lado do Brasil e da Indonésia. A nova plataforma não está sendo lançado nesta quinta-feira (6), então o aplicativo continuará sendo a marca de streaming da ByteDance no país por enquanto.