O TikTok dá mais um passo para “aproveitar” um mecanismo que a sua própria plataforma tem ajudado a impulsionar: as prévias musicais. Como no TikTok são disponibilizados trechos de músicas, até mesmo antes do lançamento oficial das faixas, a exemplo do case recente com a cantora Rosalía e o single “DESPECHÁ” que acumulou milhares de vídeos no TikTok antes de ser disponibilizado oficialmente, o aplicativo viu nesse recurso uma oportunidade de negócio.
A plataforma lançou o “Pré-lançamento”, uma nova funcionalidade de autoatendimento que permite aos artistas dar aos ouvintes do TikTok acesso exclusivo aos clipes antes de lançar suas faixas. O objetivo é criar, por meio distribuidora da ByteDance, SoundOn, uma oportunidade de marketing para compartilhar um clipe antecipadamente e criar impulso para momentos virais, incentivando os fãs a pré-salvar músicas antes de seu lançamento oficial.
Leia Mais:
- Produtores musicais brasileiros começam a levar TikTokers de dança para gravações
- Beyoncé fecha parceria com TikTok e traz todo seu catálogo para a plataforma
- Exclusivo: TikTok lança desafio para estreia de ‘Luan City’
- Distribuidora do TikTok, SoundOn fecha parceria com TuneCore
- TikTok lança SoundOn: serviço de distribuição e marketing musical
De acordo com a Music Week, o TikTok disse que o SoundOn é a única plataforma que permite aos artistas pré-lançar suas músicas no TikTok antes do lançamento oficial. Os artistas podem criar seus próprios vídeos e os fãs podem fazer duetos, remixar ou criar vídeos para compartilhar com seus amigos.
O SoundOn foi lançado há quatro meses como uma iniciativa para artistas DIY (do it yourself, faça você mesmo) fazerem upload de músicas diretamente e ganharem royalties. Ele também pode distribuir para outros serviços, como Spotify, Apple Music e Instagram, e efetivamente significa que o TikTok agora é um distribuidor de música digital.
“Pré-lançar uma música é uma ótima maneira de testar uma faixa antes do lançamento completo”, disse o TikTok. “Os artistas podem avaliar a reação do público e encontrar os clipes de música mais virais para maximizar o compartilhamento, a audição e a interação.”
Além disso, a Distribuidora Digital TuneCore, de propriedade da Believe, foi escolhida como parceira de distribuição musical para a SoundOn. Na prática, isso significa que quando um artista distribuir a sua música por meio do SoundOn, a faixa será disponibilizada em outras plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube Music, Apple Music, entre outras, através da TuneCore.
O Pré-Lançamento se baseia no recurso de clipes existente do SoundOn, que permite que os artistas criem clipes de 15 a 60 segundos para o TikTok que são lançados no mesmo dia de suas faixas. O novo recurso está disponível em todos os mercados onde a SoundOn opera, incluindo EUA, Reino Unido, Brasil, Indonésia e México.
TikTok lança SoundOn: serviço de distribuição e marketing musical
A SoundOnc permite que os artistas enviem suas músicas diretamente para o TikTok e comecem a ganhar royalties quando essa música é usada. O SoundOn paga 100% de royalties aos criadores de música no primeiro ano e 90% depois disso. Em um comunicado, o TikTok disse que o SoundOn foi “projetado para capacitar artistas novos e desconhecidos, ajudando-os a desenvolver e construir suas carreiras”.
Além disso, a plataforma chegou fornecendo uma variedade de ferramentas promocionais e suporte, com percepção e desenvolvimento do público. Além disso, há aconselhamento especializado de uma equipe dedicada ao artistas, acesso à guia de músicas do TikTok, onde a música é vinculada nas páginas de perfil e suporte promocional por meio do marketing de criadores na plataforma TikTok.
“Novos artistas e criadores musicais são uma comunidade vibrante dentro do TikTok e o SoundOn foi projetado para apoiá-los nos primeiros passos em suas carreiras. Nossas equipes SoundOn guiarão os criadores em sua jornada para o grande palco e trarão a experiência e o poder do TikTok para a vida do artista. Estamos incrivelmente empolgados sobre como isso surgirá e impulsionará novos talentos e como o SoundOn contribuirá para uma indústria musical global cada vez mais diversificada e crescente”, revelou Ole Obermann, chefe global de música do TikTok.