O TikTok é um lugar para o entretenimento e a expressão criativa. Apesar de isso significar principalmente conteúdos leves e divertidos, a plataforma compreende que a sua comunidade se engaja com temas que são importantes para ela, o que em alguns casos pode envolver conteúdo relacionado à política ou eleições.
Reconhecendo a importância destes temas e do impacto que um processo cívico, como eleições, tem para um país, o TikTok anunciou um acordo de colaboração com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater a desinformação, além de uma série de recursos que ajudarão os usuários do TikTok a terem acesso a conteúdo educativo e confiável na plataforma.
Leia Mais:
- Facebook e Instagram terão canal dedicado ao TSE para denúncias
- Alceu Valença e Olodum participam de websérie “Histórias de Carnaval” do TikTok
- Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok?
- TikTok atualiza Diretrizes da Comunidade com foco em segurança e bem-estar
- TikTok e Abramus Digital anunciam parceria de licença de publicação musical
Parceria com Tribunal Superior Eleitoral e novos recursos
Como parte do trabalho em conjunto com o TSE, o TikTok criou uma página no aplicativo que traz para a comunidade informações confiáveis sobre o processo eleitoral de 2022, como por exemplo, como tirar e regularizar o título de eleitor; e, mais perto do período eleitoral, também incluirá informações sobre a votação. A página poderá ser acessada através de um banner na aba “Descobrir” ou por meio da página de busca, quando os usuários buscarem conteúdo relacionado à eleição. Os vídeos identificados como relacionados ao tema, também receberão, a partir deste mês, uma etiqueta, que direcionará para a página.
A plataforma também implementou avisos em diversas páginas de hashtags relacionadas às eleições no Brasil como uma forma de lembrar as pessoas sobre a importância de seguir as Diretrizes da Comunidade, conferir as informações e relatar conteúdo que acreditem violar as políticas.
Esforços do TikTok para combater a desinformação
Somado a este trabalho, o TikTok busca evitar que conteúdo enganoso que possa prejudicar esse processo seja compartilhado. A plataforma deixou claro nas suas Diretrizes da Comunidade, que removerá conteúdos enganosos e danosos sobre processos cívicos quando identificados.
“Incentivamos nossa comunidade a relatar esses conteúdos possivelmente enganosos em nossa plataforma, através de uma categoria específica para esses casos. Esses relatos são enviados diretamente para times que revisam o conteúdo de acordo com nossas políticas de desinformação. Trabalhamos em parcerias com agências de checagem de fatos, incluindo o Estadão Verifica, no Brasil, que nos ajuda a confirmar a veracidade de conteúdos para que nossos times possam atuar de forma adequada para evitar a disseminação de desinformação na plataforma”, afirma o comunicado da plataforma.
Em algumas situações, o TikTok informará aos usuários quando a informação em um vídeo não pode ser verificada para evitar o compartilhamento de desinformação. Quando alguém tenta compartilhar um desses vídeos, vê um aviso de que a informação não pôde ser verificada. Com isso, o usuário precisa parar e refletir antes de compartilhar.
De acordo com o TikTok, o objetivo é fazer da plataforma um lugar em que o conteúdo autêntico possa ser criado e compartilhado. Para saber mais sobre os esforços para proteger a integridade da plataforma nas eleições, acesse aqui.