O TikTok está testando seu próprio chatbot de inteligência artificial. Chamado de ‘Tako’, o bot está na fase de testes limitados em mercados selecionados. As informações são do TechCrunch.
Segundo o TechCrunch, o ‘Tako’ aparecerá no lado direito da interface do aplicativo da ByteDance, acima do perfil do usuário e outros botões para curtidas, comentários e favoritos.
Leia Mais:
- TikTok lança programa voltado para monetização dos criadores
- TikTok reduz meta de vendas de anúncios em US$ 2 bilhões
- TikTok transmite eventos exclusivos que celebram vozes e personalidades negras
Ainda segundo o TechCrunch, os usuários podem fazer várias perguntas ao ‘Tako’ sobre o vídeo usando consultas de linguagem natural ou descobrir novos conteúdos solicitando recomendações.
O TechCrunch aponta que se os usuários estivessem procurando ideias de algo para assistir, eles poderiam pedir ao ‘Tako’ para sugerir alguns vídeos sobre um tópico específico – como vídeos engraçados de animais de estimação. O bot responderia com uma lista de resultados que inclui o nome do vídeo, autor e assunto, bem como links para vídeos sugeridos. A partir disso, o usuário pode clicar na miniatura de um vídeo para ser direcionado ao conteúdo.
O bot foi descoberto sendo testado publicamente pela empresa de inteligência de aplicativos Watchful.ai, e o TikTok confirmou ao TechCrunch que os testes já estão ativos.
“Estar na vanguarda da inovação é essencial para construir a experiência do TikTok, e estamos sempre explorando novas tecnologias que agregam valor à nossa comunidade”, disse um porta-voz do TikTok. “Em mercados selecionados, estamos testando novas maneiras de potencializar a pesquisa e a descoberta no TikTok e esperamos aprender com nossa comunidade enquanto continuamos a criar um lugar seguro que entretém, inspira a criatividade e impulsiona a cultura.”
No entanto, embora Watchful.ai diga que encontrou o chatbot AI em testes em dispositivos iOS nos EUA, o TikTok diz que a versão atual do bot não é pública no país. No entanto, está sendo testado em outros mercados globais, incluindo um início teste limitado nas Filipinas. Além disso, o TechCrunch afirma que o bot não aparecerá em contas de usuários menores de idade.
Nos bastidores, o TikTok está aproveitando um provedor de IA terceirizado desconhecido que a plataforma personalizou para suas necessidades. Essa modificação não inclui o uso de nenhuma tecnologia interna de IA do aplicativo ou da empresa controladora ByteDance.
Após o primeiro lançamento, o TikTok avisa os usuários em uma mensagem pop-up que ‘Tako’ ainda é considerado “experimental” e seu feedback “pode não ser verdadeiro ou preciso” — esse aviso se aplica a todos os chatbots de IA modernos, incluindo o ChatGPT da OpenAI e o AI do Google, entre outros. A plataforma da ByteDance também enfatiza que o chatbot não deve ser utilizado para aconselhamento médico, jurídico ou financeiro.
A plataforma ainda observa que todas as conversas do ‘Tako’ serão revisadas para fins de segurança e para “melhorar sua experiência”.
O TechCrunch aponta que o TikTok acredita que o chatbot pode fazer mais do que apenas responder a perguntas sobre um vídeo e também pode se tornar uma maneira diferente para os usuários exibirem conteúdo no aplicativo, além de digitar em uma caixa de pesquisa.
Isso, segundo o TechCrunch, pode se tornar uma ameaça para o Google se os testes do TikTok forem bem-sucedidos e o chatbot for lançado publicamente, já que o buscador já notou como a Geração Z está se voltando para a plataforma da ByteDance e o Instagram como o primeiro lugar para pesquisar sobre determinados assuntos.
O TechCrunch diz que em breve o Google começará a lançar uma experiência de conversação na pesquisa, mas se o TikTok tivesse seu próprio chatbot de IA no aplicativo, isso poderia encorajar os usuários mais jovens a ignorar o buscador.