in

TikTok começa a adicionar legendas automáticas nos vídeos

TikTok pretende ajudar as pessoas com deficiência auditiva a usar e aproveitar melhor a plataforma

TikTok começa a adicionar legendas automáticas nos vídeos
Foto: Hello I'm Nik/Unsplash

O TikTok anunciou nessa semana que está implementando o recurso de legendas automáticas para ajudar as pessoas com deficiência auditiva a usar e aproveitar melhor a plataforma. O aplicativo afirma que está empenhado em promover um ambiente inclusivo, e isso significa criar produtos e ferramentas que apoiem sua comunidade diversificada.

Como funcionam as legendas automáticas no TikTok

As legendas automáticas geram textos automaticamente, permitindo que os espectadores leiam o conteúdo. Conforme os criadores criam o conteúdo, eles podem selecionar legendas automáticas na página de edição, depois de enviar ou gravar um vídeo, para que o texto seja automaticamente transcrito e exibido em seus vídeos.

Com esse recurso, os criadores têm o poder de editar o texto de suas legendas depois de geradas. As legendas adicionadas pelos criadores fazem parte do conteúdo do vídeo e, caso um espectador queira desativá-las, pode fazê-lo abrindo o painel de compartilhamento, tocando no botão de legendas e desativando-as.

Esse recurso estará inicialmente disponível em inglês americano e japonês, com suporte para idiomas adicionais nos próximos meses. O TikTok afirma que está trabalhando com sua comunidade para divulgar e incentivar todos os criadores a usar legendas automáticas e outros recursos que tornam o conteúdo mais acessível.

TikTok começa a adicionar legendas automáticas nos vídeos
Foto: TikTok/Divulgação

Investindo em acessibilidade

As legendas automáticas baseiam-se em vários recursos para tornar o TikTok mais acessível. De acordo com o comunicado, dada a natureza visual da plataforma, o aplicativo projetou uma série de melhorias, começando com recursos que ajudam as pessoas com deficiência visual. Até o momento, o trabalho sobre acessibilidade da empresa inclui:

  • Uma miniatura animada que substitui as imagens estáticas;
  • Um aviso aos criadores quando eles produzem vídeos com efeitos que podem desencadear epilepsia fotossensível;
  • Um recurso de fotossensibilidade permite que os usuários ignorem o conteúdo fotossensível, que pode ser prejudicial para pessoas com epilepsia;
  • Um recurso de texto para fala que converte texto em voz.

“Nosso objetivo na TikTok é ser acessível a todas as pessoas e estamos comprometidos em fazer o trabalho a longo prazo. No momento, estamos realizando uma avaliação de acessibilidade para identificar áreas adicionais para melhoria e estamos aumentando nosso alcance para organizações e comunidades com deficiências no TikTok para elevar suas vozes e fazer mudanças que sirvam melhor a todos nós. Ao trabalhar com organizações como o The Deaf Collective, pretendemos aumentar a consciência sobre a gama de diversidade, talento e conversas que ocorrem nas comunidades surdas”, diz Stephanie Hind, Gerente de Criadores e Operações, TikTok US.

À medida que avança neste trabalho, a companhia pretende continuar a compartilhar notícias e atualizações com sua comunidade em um esforço para ser transparente e compartilhar o progresso feito. Em tempo, o TikTok divulgou em primeira mão para o POPline.Biz é Mundo da Música o lançamento do recurso de seis novos “efeitos musicais imersivos”, saiba mais detalhes acessando aqui.