TIDAL e Universal Music Group (UMG) anunciaram nesta terça-feira (31) que as duas empresas trabalharão juntas para explorar um novo modelo econômico inovador para streaming de música que pode recompensar melhor o valor fornecido pelos artistas e refletir de perto o envolvimento dos assinantes da plataforma com os artistas e as músicas que eles amam.
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TIDAL e UMG vão pesquisar como, ao aproveitar o envolvimento dos fãs, os serviços e plataformas de música digital podem gerar maior valor comercial para cada tipo de artista. O estudo se estenderá a como diferentes modelos econômicos podem acelerar o crescimento de assinantes, aprofundar a retenção e monetizar melhor o fandom em benefício dos artistas e da comunidade musical em geral.
“Desde o primeiro dia, o TIDAL se destacou como artista em primeiro lugar, liderando com um nível de assinatura premium para pagar mais aos artistas e experimentando novas ideias, como royalties centrados nos fãs, para ver se existem maneiras mais justas e equitativas de receber os artistas pagos”, disse o líder do TIDAL, Jesse Dorogusker.
“Estamos deixando de lado nossa atual investigação de royalties centrada nos fãs para focar nesta oportunidade de mais impacto. Estamos entusiasmados em fazer parceria e aprender ao longo do caminho sobre as possibilidades de uma economia de streaming mais inovadora. Essa parceria nos permitirá repensar como podemos melhorar de forma sustentável a distribuição de royalties para a variedade de artistas em nossa plataforma.”
“À medida que o cenário digital continua a evoluir, fica cada vez mais claro que o modelo econômico de streaming de música precisa de inovação para garantir um futuro vibrante e sustentável”, disse Michael Nash, vice-presidente executivo e diretor digital da UMG.
“O abraço do Tidal a esta oportunidade de transformação é especialmente empolgante porque o ecossistema da música pode funcionar melhor – para todo tipo de artista e fã – mas apenas por meio de uma colaboração dedicada e cuidadosa. Construída com base em princípios profundamente arraigados e compartilhados sobre o valor da arte e a importância da relação artista-fã, esta iniciativa estratégica explorará como aprimorar e avançar o modelo de acordo com nossos objetivos coletivos”, complementa o executivo.