in

Tiago Iorc é confirmado na primeira edição do novo ‘Acústico MTV’, diz colunista; conheça detalhes da estratégia de retorno do cantor

Reprodução/YouTube
Tiago Iorc, clipe 'Bilhetes' do álbum visual Reconstrução

Reprodução/YouTube

Após um texto reflexivo nas Redes Sociais, o cantor Tiago Iorc anunciou em janeiro de 2018 uma pausa do ambiente digital. Ao todo, foram 16 meses de período sabático no qual o cantor era encontrado esporadicamente no exterior por fãs, mas, sem notícias sobre o seu retorno na música.

Até o dia 6 de maio, data escolhida para o lançamento supresa do seu álbum visual ‘Reconstrução’, com 13 faixas autorais e clipes lançados nas suas plataformas digitais. Hoje (13) foi anunciado pelo colunista Flávio Ricco, que ele será o primeiro artista a participar do retorno do projeto ‘Acústico MTV’.

O Mundo da Música observou detalhes da sua estratégia que envolvem um grande alinhamento de comunicação e também no digital para que as informações não fossem divulgadas previamente.

Confira a análise abaixo:

 

Como Tiago Iorc conseguiu manter segredo?

 

De acordo com o Portal POPLine, o disco foi desenvolvido de forma independente pela Iorc Produções e entregue para a a distribuição da Universal Music Brasil quando estava pronto.

Tiago Iorc tinha um contrato anteriormente com a Som Livre, parceria que existiu entre os anos de 2008 até 2017. Esse método também colaborou para evitar vazamentos de informações: quanto menos gente envolvida, mais fácil o sigilo.

O portal ainda lembra que esse é o mesmo método de trabalho de Beyoncé. A cantora gravou seus álbuns visuais utilizando seu próprio selo, a Parkwood, e entregou o resultado final para a Columbia Records (Sony Music) apenas distribuir para o grande público, o que permite uma liberdade criativa maior.

Tiago permanece com o seu empresário, Felipe Simas sócio-fundador da F/Simas Empreendimentos Artísticos.

Spotify

 

Com o lançamento surpresa, Tiago Iorc conseguiu o recorde brasileiro no Spotify com todas as músicas do álbum no ‘Top 50’ do Spotify em menos tempo.

Abaixo o ranking das músicas no dia do lançamento (6):

  1. “Desconstrução” (2º)
  2. Hoje Lembrei do Teu Amor” (3º)
  3. “Deitada Nessa Cama” (8º)
  4. “Fuzuê” (12º)
  5. “Faz” (22º)
  6. “Tangerina” (24º)
  7. Laços” (25º)
  8. “Nessa Paz Eu Vou” (27º)
  9. “Tua Caramassa” (32º)
  10. “Bilhetes” (37º)
  11. “Me Tira Pra Dançar” (38º)
  12. “A Vida Nunca Cansa” (39º)
  13. “Sei” (44º)

Álbum Visual

 

Herança de Beyoncé após o ‘Lemonade’, Tiago Iorc também optou por esse lançamento. O artista é responsável pela direção de todos os 13 clipes que teve a direção de fotografia assinada por Rafael Trindade.

Além de diretor, Tiago também faz parte do elenco ao lado da atriz Michele Alves. O roteiro é assinado por María Elena Morán, Rafael Trindade e Tiago Iorc.

O média-metragem gira em torno das dinâmicas de um relacionamento amoroso e já possui mais de 23.365.641 milhões de visualizações.

Você pode ver o álbum visual em seguida:

 

 
 
Último gráfico disponibilizado pelo YouTube com o pico de crescimento no dia do lançamento:
 
 
 width=
 

Acústico MTV

Confirmado pelo colunista Flávio Ricco, o Acústico MTV iniciará a nova fase com a presença do cantor Tiago Iorc. O projeto inclui lançamento de CD e DVD.

A última edição do Acústico MTV aconteceu em 2011 e falamos aqui no MM do retorno desse projeto no último ano.

A estratégia do cantor também une dois retornos, tanto do projeto da MTV quanto da sua própria carreira.

O ‘Acústico MTV’ será gravado no segundo semestre, ainda não há data definida para o lançamento.

Abaixo você pode ver um dos grandes momentos do ‘Acústico MTV’ com a gravação do Charlie Brown Jr:

 

 

Extras

 

No dia do lançamento, o Canal Bis acrescentou na sua programação o especial que Tiago Iorc fez em 2016 para o programa ‘Versões’ cantando as músicas de Coldplay, apenas com voz e violão.

Todas as músicas lançadas são autorais e nenhuma com parcerias ou em inglês, lembrando que o artista possui um passado artístico de composições em inglês como o single ‘Nothing But a Song’.

Ainda na madrugada do sábado (6), a equipe de Tiago Iorc fez o blackout – apagou as fotos antigas do Instagram – logo após que a notícia da presença do álbum nas plataformas digitais, os fãs acompanharam o processo. Até então, só há a imagem do álbum no seu Instagram.

Fugindo um pouco do ‘New Music Friday’ o cantor também preferiu lançar a música na madrugada do sábado, aumentando ainda o efeito de surpresa do seu retorno.

O cantor ainda não deu entrevistas sobre o lançamento do seu álbum. O nome do álbum ‘Reconstrução’ faz parte do seu processo, tanto pessoal, quanto artístico.

Continuamos acompanhando a construção dos próximos capítulos.