Após um texto reflexivo nas Redes Sociais, o cantor Tiago Iorc anunciou em janeiro de 2018 uma pausa do ambiente digital. Ao todo, foram 16 meses de período sabático no qual o cantor era encontrado esporadicamente no exterior por fãs, mas, sem notícias sobre o seu retorno na música.
Até o dia 6 de maio, data escolhida para o lançamento supresa do seu álbum visual ‘Reconstrução’, com 13 faixas autorais e clipes lançados nas suas plataformas digitais. Hoje (13) foi anunciado pelo colunista Flávio Ricco, que ele será o primeiro artista a participar do retorno do projeto ‘Acústico MTV’.
O Mundo da Música observou detalhes da sua estratégia que envolvem um grande alinhamento de comunicação e também no digital para que as informações não fossem divulgadas previamente.
Confira a análise abaixo:
Como Tiago Iorc conseguiu manter segredo?
De acordo com o Portal POPLine, o disco foi desenvolvido de forma independente pela Iorc Produções e entregue para a a distribuição da Universal Music Brasil quando estava pronto.
Tiago Iorc tinha um contrato anteriormente com a Som Livre, parceria que existiu entre os anos de 2008 até 2017. Esse método também colaborou para evitar vazamentos de informações: quanto menos gente envolvida, mais fácil o sigilo.
O portal ainda lembra que esse é o mesmo método de trabalho de Beyoncé. A cantora gravou seus álbuns visuais utilizando seu próprio selo, a Parkwood, e entregou o resultado final para a Columbia Records (Sony Music) apenas distribuir para o grande público, o que permite uma liberdade criativa maior.
Tiago permanece com o seu empresário, Felipe Simas sócio-fundador da F/Simas Empreendimentos Artísticos.
Spotify
Com o lançamento surpresa, Tiago Iorc conseguiu o recorde brasileiro no Spotify com todas as músicas do álbum no ‘Top 50’ do Spotify em menos tempo.
Abaixo o ranking das músicas no dia do lançamento (6):
- “Desconstrução” (2º)
- Hoje Lembrei do Teu Amor” (3º)
- “Deitada Nessa Cama” (8º)
- “Fuzuê” (12º)
- “Faz” (22º)
- “Tangerina” (24º)
- Laços” (25º)
- “Nessa Paz Eu Vou” (27º)
- “Tua Caramassa” (32º)
- “Bilhetes” (37º)
- “Me Tira Pra Dançar” (38º)
- “A Vida Nunca Cansa” (39º)
- “Sei” (44º)
Álbum Visual
Herança de Beyoncé após o ‘Lemonade’, Tiago Iorc também optou por esse lançamento. O artista é responsável pela direção de todos os 13 clipes que teve a direção de fotografia assinada por Rafael Trindade.
Além de diretor, Tiago também faz parte do elenco ao lado da atriz Michele Alves. O roteiro é assinado por María Elena Morán, Rafael Trindade e Tiago Iorc.
O média-metragem gira em torno das dinâmicas de um relacionamento amoroso e já possui mais de 23.365.641 milhões de visualizações.
Você pode ver o álbum visual em seguida:
Acústico MTV
Confirmado pelo colunista Flávio Ricco, o Acústico MTV iniciará a nova fase com a presença do cantor Tiago Iorc. O projeto inclui lançamento de CD e DVD.
A última edição do Acústico MTV aconteceu em 2011 e falamos aqui no MM do retorno desse projeto no último ano.
A estratégia do cantor também une dois retornos, tanto do projeto da MTV quanto da sua própria carreira.
O ‘Acústico MTV’ será gravado no segundo semestre, ainda não há data definida para o lançamento.
Abaixo você pode ver um dos grandes momentos do ‘Acústico MTV’ com a gravação do Charlie Brown Jr:
Extras
No dia do lançamento, o Canal Bis acrescentou na sua programação o especial que Tiago Iorc fez em 2016 para o programa ‘Versões’ cantando as músicas de Coldplay, apenas com voz e violão.
Todas as músicas lançadas são autorais e nenhuma com parcerias ou em inglês, lembrando que o artista possui um passado artístico de composições em inglês como o single ‘Nothing But a Song’.
Ainda na madrugada do sábado (6), a equipe de Tiago Iorc fez o blackout – apagou as fotos antigas do Instagram – logo após que a notícia da presença do álbum nas plataformas digitais, os fãs acompanharam o processo. Até então, só há a imagem do álbum no seu Instagram.
Fugindo um pouco do ‘New Music Friday’ o cantor também preferiu lançar a música na madrugada do sábado, aumentando ainda o efeito de surpresa do seu retorno.
O cantor ainda não deu entrevistas sobre o lançamento do seu álbum. O nome do álbum ‘Reconstrução’ faz parte do seu processo, tanto pessoal, quanto artístico.
Continuamos acompanhando a construção dos próximos capítulos.