O cantor The Weeknd aponta para futuro e anuncia lançamento de uma nova música no “espaço do NFT”. A estrela de 31 anos – cujo nome verdadeiro é Abel Makkonen Tesfaye – acessou o Twitter para explicar que seu último lançamento será um pouco diferente.
Ele escreveu: “nova música vivendo no espaço NFT. Em breve …”
new song living in NFT space. coming soon…
— The Weeknd (@theweeknd) March 26, 2021
O artista acrescentou: “p.s. este capítulo ainda não está terminado … ainda amarrando algumas pontas soltas (sic).”
p.s. this chapter isn’t quite done yet …
— The Weeknd (@theweeknd) March 27, 2021
still tying some loose ends.
— The Weeknd (@theweeknd) March 27, 2021
O NFT (token não-fungível) é um mercado emergente dentro do blockchain onde arte digitais únicas e produtos de impressão única, conhecidos como o ‘token’ podem ser vendidos em exemplares totalmente únicos em escala global. Nomes como Kings Of Leon, Gorillaz, Banksy e Elon Musk venderam NFTs recentemente e esse mercado está movimentando toda a indústria musical, saiba mais detalhes clicando aqui.
No Brasil, a startup Phonogram.me permite que qualquer pessoa adquira um fonograma e receba os royalties quando ele é executado, por exemplo, rádio,no streamming, em um evento e até mesmo em um programa de televisão. A plataforma pretende conectar músicos, colecionadores e investidores, por meio de um catálogo extenso das mais variadas vertentes musicais.
O Phonogram.me atualmente é o único do mercado brasileiro que permite ao usuário escolher como quer receber a sua cota, seja em criptomoedas ou em reais. O lançamento do novo serviço aconteceu durante este mês de março e é apresentado pelo músico André Abujamra.
Diante de um mercado sem previsão para o retorno dos shows ao vivo, o assunto sobre NFT tem movimentado todas as rodas de conversa da indústria musical, ao mesmo tempo que por ser um campo exclusivo do digital, tem apresentado inúmeros questionamentos. Para mergulhar mais nesse assunto, confira o vídeo abaixo sobre o NFT no mercado musical.