Homenagem, referência ou uma mera citação: chame como quiser, mas Britney Spears foi lembrada no primeiro episódio da série “The Idol”, que estreou no domingo (4/6) na HBO. O programa, idealizado por The Weeknd e roteirizado e dirigido por Sam Levinson (de “Euphoria”), aludiu à Princesa do Pop em uma cena de coreografia.
Ainda na primeira metade do episódio, a protagonista Jocelyn (Lily-Rose Depp) recebe bailarinos em sua mansão para ensaiar a coreografia de seu novo single. Jocelyn é uma jovem popstar, que acabou de ter uma foto íntima vazada na Internet. O ensaio é assistido por uma jornalista da Vanity Fair, que comenta: “adoro como a coreografia é referencial”.
Leia mais:
- “Dos trapos à riqueza”: trailer de “The Idol” mostra ascensão de cantora
- “The Idol” reflete influência da pornografia na cultura pop, diz Sam Levinson
- “The Idol”, série de The Weeknd, é acusada de fetichização de estupro
Ela conversa com um executivo, que confirma a homenagem à Britney Spears. “Acho que Britney e Jocelyn passaram por algo único. Mas, no fim das contas, é universal, sabe? Olhe o que ela superou. A imprensa tem sido brutal. Com Britney também. As pessoas as subestimam. E essa é Jocelyn dizendo: ‘eu não serei descartada'”, diz o homem.
Qual é a referência à Britney Spears na coreografia de “The Idol”?
A coreografia em questão lembra a de “I’m a Slave 4 U”, sucesso de Britney Spears em 2001, considerada a terceira melhor música do ano pela Billboard. Para o clipe, Britney foi coreografada por Wade Robson e Brian Friedman, com direção geral de Francis Lawrence. Assista:
Nas redes sociais, muitos espectadores de “The Idol” comentam que a série é quase uma biografia não assumida de Britney Spears, sobretudo seu período conturbado entre 2007 e 2008. Confira alguns tweets:
Vejo The Idol e so vejo a Britney. Até os figurinos lembram pic.twitter.com/EBZEjIlVj4
— Lucky (@santtanakai) May 29, 2023
Entender que The Idol tem uma referência muito grande sobre a cultura pop, e mostrar sem pudor nenhum o que a mídia faz e o que uma pessoa que atrai uma cantora por uma influência tipo seita, é entender o quanto essa série tem referências tbm com a história da Britney. pic.twitter.com/D4YvvyY8w8
— thi (@maciellthii) June 5, 2023
“The Idol” é uma carta de amor à cultura pop e isso inclui as polêmicas, falas problemáticas, coreografias sensuais, obsessão midiática, músicas da Madonna, peitos de fora e… Britney Spears. O problema é que, num primeiro momento, todo esforço parece não ter propósito algum. pic.twitter.com/pzftavzptN
— Darko (@uaidarko) June 5, 2023
Tava vendo The Idol e é inegável que a série é sobre a Britney pic.twitter.com/RRdbXzYfnn
— obinho (@itsober) June 5, 2023
Eles podem negar, mas não tem como dizer que #TheIdol não é toda inspirada em Britney. Pode não ser a história dela em si, mas esse primeiro episódio é basicamente Britney 2007. pic.twitter.com/MiVD70BEZH
— ؘ (@cereseuphrosyne) June 5, 2023