in

Termômetro de Verão: Spice Girls – Wannabe

spicegirlswannabe
Não é de hoje que os grandes executivos da indústria buscam pessoas talentosas que estejam dispostas a lançar-se em carreiras musicais minimamente construídas em moldes mercadologicamente atraentes e que consigam despertar o público de maneira certeira e consolidada.

Muito se tenta, mas poucas vezes viu-se uma junção tão bem sucedida quanto à das Spice Girls. O quinteto descoberto por Simon Fuller (que anos depois inauguraria a franquia do American Idol), era formado por uma explosiva combinação de 5 britânicas com personalidades igualmente fortes mas caracteristicamente muito diferentes.

Musicalmente falando, “Wannabe” não é nada demais: a canção não passa de um amontoado de versos com junções bobas como “friends” rimando com “never ends”, além de pouco sentido ou conteúdo. A grande sacada da girlband foi visual: a mistura e junção da caracterização acentuada entre uma loira angelical, uma negra completamente expansiva, uma esportista com voz invejável, uma ruiva corpulenta com muita atitude e uma patricinha que fazia bico em todas as fotos foi avassaladora. A atração magnética a diferentes públicos em um mesmo segmento foi imediata. Ademais, a mistura entre o pop e a urban music é brilhantemente vangloriada, especialmente com a integrante Melanie B., que proclama, muito bem, seus versos em rap.

A sonoridade extremamente agradável para rádios, o videoclipe ao mesmo tempo doce e rebelde, a imagem jovial e o tão aclamado “Girl Power”, fez com que o single se tornasse #1 nos charts oficiais de 36 países pelo mundo, fazendo das Spice Girls um fenômeno global, sem líder e sem distinções entre suas integrantes.

Obviamente, toda aquela explosão de personalidades na flor da idade não conseguiria ser suportada em conjunto por muito tempo e o grupo durou o suficiente para lançar apenas 2 discos enquanto quinteto.

Sem inovar e sem apelar, “Wannabe” é hoje um clássico da música pop e as Spice Girls, ainda que com uma existência ativa meteórica, tem, sem sombra de dúvidas, seu lugar garantido em qualquer artigo que tenha como missão descrever a música pop na década de 90’.


Spice Girls: imagem que não fala: grita!

Escrito por Redação POPLine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casal Kanye West e Kim Kardashian também pode vir ao Brasil no carnaval

Adam Levine grava com Andy Samberg para o “Saturday Night Live”; veja fotos