A Tencent Music Entertainment, empresa que opera os serviços de música QQ Music, Kugo e Kuwo, está dobrando sua aposta na inteligência artificial. A companhia disse ter criado mais de 1 mil faixas que contêm vocais criados por essa tecnologia que podem imitar a voz humana. As informações são do Music Business Worldwide.
Chamada de Lingyin Engine, a tecnologia pode “replicar de forma rápida e vívida as vozes dos cantores para produzir canções originais de qualquer estilo e idioma”.
Uma dessas músicas “se tornou a primeira música de um cantor de IA a ser transmitida mais de 100 milhões de vezes pela Internet”, disse Cussion Pang, presidente executivo da TME, para analistas em uma teleconferência em novembro passado.
A TME está avançando com mais iniciativas envolvendo inteligência artificial – incluindo a possibilidade de lançar ferramentas de criação de música com essa tecnologia que, segundo a empresa, “ajudarão a reduzir a barreira à criação musical” para os artistas.
Leia Mais:
- Google lança ‘AI experimental’ para gerar músicas
- PL das Fake News: Entenda os pontos principais da proposta e a situação com as Big Techs
- Conheça as músicas e as danças mais buscadas no Google em 2022
Os resultados do primeiro trimestre da TME
Na teleconferência de resultados do primeiro trimestre da TME, realizada na terça-feira (16), a empresa enfatizou a capacidade da IA e especificamente da AIGC (conteúdo gerado por inteligência artificial) de expandir as capacidades dos músicos, em vez da possibilidade de substituí-los completamente.
No primeiro trimestre de 2023, a empresa aumentou sua base de assinantes pagos em 17,7% em relação ao ano anterior, para 94,4 milhões, e as receitas de serviços de música online dispararam 33,8% em relação ao ano anterior, para RMB 3,50 bilhões — US$ 510,00. Os usuários ativos mensais de música móvel caíram 6,9% em relação ao ano anterior, para 592 milhões.
Os executivos da TME lançaram a IA como uma forma de permitir que os artistas criem músicas com mais eficiência, além de dar aos fãs mais oportunidades de se conectar com suas músicas e artistas favoritos.
A TME não é a única gigante de tecnologia e entretenimento com sede na China a explorar ferramentas de criação de música com inteligência artificial.
A MBW afirma que descobriu recentemente que a ByteDance, empresa controladora do TIkTok, estava procurando um gerente de produto em Los Angeles para se juntar a uma equipe que está “trabalhando em uma ferramenta com inteligência artificial que fornece recursos inteligentes de criação de música e edição de áudio”.
O anúncio de emprego explica ainda que a “visão” da aplicação é “reduzir significativamente a barreira da criação musical e inspirar a criatividade e expressão musical, enriquecendo ainda mais o conteúdo musical”.