in ,

Taylor Swift ‘quebra site’ da Ticketmaster na pré-venda da ‘The Era’s Tour’

Para atender a demanda, a cantora teria que fazer 900 shows em estádios

Taylor Swift. Foto: Divulgação

O site da Ticketmaster travou durante a pré-venda de ingressos ‘Verified Fan’ para a turnê de Taylor Swift em 15 de novembro. Segundo o Music Business Worldwide, a senadora americana Amy Klobuchar (D-MN) escreveu uma carta endereçada ao CEO da Live Nation, Michael Rapino, sobre preocupações a respeito da falta de concorrência na indústria de bilhetes.

Após a pré-venda e o furor que se seguiu nessa semana, a Ticketmaster anunciou que estava cancelando a venda geral agendada para sexta-feira (18). A empresa de ingressos apontou as altas demandas no sistema e a falta de estoque como motivos da decisão.

Taylor Swift. Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

Leia Mais:

A Ticketmaster explicou que mais de 3,5 milhões de pessoas fizeram o pré-registro para comprar ingressos. De acordo com a empresa, esse foi o maior registro da história. Do montante, 1,5 milhão de fãs foram convidados a participar da venda e  2 milhões de fãs foram colocados na lista de espera.

Em entrevista à CNBC, Greg Maffei, CEO da Liberty Media, maior acionista da Live Nation, disse que a pré-venda superou todas as expectativas.

“Tivemos 14 milhões de pessoas acessando o site, incluindo bots, que não deveriam estar lá”, disse Greg Maffei, CEO da Liberty Media.

Greg Maffei, CEO da Liberty Media.
Greg Maffei, CEO da Liberty Media. Foto: Reprodução/LinkedIn

A alta demanda pelos ingressos apontou que, com base no volume de tráfego do site da Ticketmaster, a empresa afirmou que Taylor Swift precisaria realizar mais de 900 shows em estádios quase 20 vezes o número de espetáculos que ela está fazendo.

A volta dos shows e festivais pós pandemia

Neste mês, a cantora Lorde enviou uma Newsletter aos fãs abordando detalhes sobre a dificuldade econômica e todos os custos envolvidos para que uma turnê aconteça.

A artista analisou o cenário do mercado de shows, levando em consideração a sua trajetória artística e destacando “uma tempestade de fatores” que trouxe a indústria para este momento desafiador.

Lorde revela dificuldades para fazer turnê- 'luta para equilibrar as contas'
Lorde revela dificuldades do mercado para realizar turnês. Foto: Getty Images (Uso Autorizado POPline)

No texto, Lorde cita a escassez de tripulantes, caminhões e ônibus de turismo, além dos locais lotados, os preços inflacionados de voos e quartos de hotel e também os custos relacionados ao Covid-19, entre outros problemas. Ela ainda acrescentou que os custos de frete são “verdadeiramente incompreensíveis”, com preços três vezes mais altos do que eram antes da pandemia.

No entanto, enquanto Lorde se considera “sortuda” no mercado atual de turnês, ela explicou aos seus fãs que esse não é o caso da maioria dos artistas, afirmando: “para praticamente todos os artistas que vendem menos ingressos do que eu, as turnês se tornaram uma luta para equilibrar as contas ou enfrentar dívidas.”

Em 2022, artistas como GAYLE, Shawn Mendes e Justin Bieber cancelaram turnês para se concentrar em sua saúde mental. Além disso, artistas como Animal Collective e Santigold cancelaram suas turnês devido a vários problemas econômicos, incluindo os citados por Lorde, de acordo com a Billboard.

Mercado de shows: desafio para produtores e artistas emergentes

O ano de 2022 para turnês provou ser um momento difícil para muitos artistas, mais proeminentemente artistas de nível intermediário e emergentes – alguns dos quais se tornaram públicos com suas lutas. De acordo com a Billboard, muitos promotores independentes no ramo de shows, afirmam que a indústria da música ao vivo não está mais desfrutando do benefício pós-bloqueio graças à saturação do mercado, altos preços de ingressos e consumidores preocupados com o orçamento.