Taylor Swift e Beyoncé podem adicionar “salvar a economia” à lista dos elogios sobre as suas carreiras, como mostra o artigo do Midia Research. Órgãos governamentais em cidades como Chicago, Filadélfia e Estocolmo creditaram os respectivos shows das artistas por impulsionar o turismo local (e temporariamente inflar os preços). Isso vem depois do recente relatório da UK Music, ‘Here, There and Everywhere’, que compartilhou recomendações para o desenvolvimento do turismo musical no Reino Unido.
À medida que a música ao vivo retorna em meio a um clima econômico desafiador, mais cidades podem buscar o turismo musical para estimular as economias locais. E, de acordo com a reportagem de Midia, em parceria com a Bandsintown, ‘Return to live | Fãs de música pós-pandemia’, muitos frequentadores de shows estão dispostos a viajar para shows.
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Quatro em 10 espectadores viajariam para ver seu artista favorito
Os fãs estão dispostos a viajar para perto e longe para ver seus artistas favoritos se apresentarem. Segundo o Midia, 44% dos frequentadores de shows escolheram um local de fácil acesso entre os três principais fatores que os motivaram a comprar ingressos para shows em 2022 – o que significa que, para a maioria, a localização não é um fator importante.
De longe, como aponta o Midia, o fator mais importante é o fandom, com 88% escolhendo “era meu artista favorito – não podia perder”. Além disso, 41% concordam que voariam para outro lugar para ver seu artista favorito se apresentar se não pudessem vê-lo localmente. Ou seja, contanto que os artistas e suas equipes se concentrem em cultivar um fandom profundo, eles podem se preocupar menos em convencer os fãs a viajar para os shows.
Para os artistas, isso significa que eles podem parar em menos lugares — o que é parte da razão pela qual as residências em Las Vegas se tornaram uma escolha cada vez mais popular, não apenas para artistas antigos, mas também para artistas contemporâneos, como Katy Perry, ainda segundo o Midia.
Enquanto isso, o Midia diz que as cidades se beneficiam de pessoas de fora gastando dinheiro em hotéis, transporte, restaurantes, bares e lojas locais. De acordo com o Wall Street Journal, os estabelecimentos de Nashville apressaram tudo, desde rosquinhas com o rosto de Swift até uma exibição de figurinos da artista em um museu para coincidir com a data de sua turnê lá.
Esses fãs não podem ser subestimados
Dado que as turnês continuam a esgotar, alguns podem ficar tentados a ignorar as reclamações dos fãs sobre o aumento dos preços e outras frustrações com ingressos, de acordo com o Midia. No entanto, isso seria um erro grave.
Segundo o relatório do Midia, os frequentadores de shows que costumam assistir a eles em locais maiores — o principal público de artistas como Swift e Beyoncé — são os mais propensos a ficar frustrados com o aumento dos preços dos ingressos, taxas adicionais e frustrações com o processo de venda de ingressos (por exemplo, longas linhas virtuais, falhas do site, etc.).
Aqueles que podem viajar para shows são provavelmente aqueles que podem absorver os aumentos de preços por mais tempo, segundo o Midia. No entanto, certamente não indefinidamente — e a reação é abrupta quando eles se sentem aproveitados. Basta olhar para a reação quando Beyoncé recentemente começou a oferecer ingressos “somente para audição” para assentos atrás do palco.
Além disso, talvez a maior ameaça iminente seja deixar uma má impressão nos participantes de shows pela primeira vez, que podem ficar tão desanimados com a experiência que evitam shows ao vivo no futuro. Como o Midia sugeriu antes, o fandom deve ser cultivado, não colhido, e o futuro da música ao vivo depende disso.
Comece pequeno
Quando os fãs viajam para uma cidade para um show, o benefício econômico é temporário – pode durar apenas alguns dias, aponta o Midia.
Os fãs também estão dispostos a viajar apenas para seus shows favoritos, o que significa que o mercado de turismo musical depende principalmente de um punhado de estrelas e seus ciclos de turnês de álbuns. Por extensão, atende principalmente segmentos de renda mais alta que podem pagar uma viagem — um show de Swift no exterior tem mais chances de competir com uma viagem de fim de semana a Barcelona do que um show local em sua área.
Portanto, se os custos dos shows continuarem subindo e os fãs precisarem cada vez mais viajar para ver seus artistas favoritos, isso provavelmente se tornará um benefício para os segmentos mais abastados. Os governos municipais que buscam impulsionar o turismo musical devem abordar essa estratégia desde o início, garantindo que locais menores possam ter sucesso, de acordo com o Midia.
O Midia diz que é positivo ver o crescente interesse no apoio do governo à música ao vivo, especialmente em um momento em que muitos artistas estão lutando para fazer a economia das turnês funcionar. No entanto, a estratégia do turismo musical é um jogo longo, dependente de cultivar a próxima geração de artistas e garantir que os fãs se sintam nutridos, não colhidos.