in , ,

Taylor, Lana, Miley e SIA: O ‘feat. discreto’ é uma tendência na música pop?

Grandes estrelas do gênero aparecem em colaborações, mas nem sempre como os fãs esperam

Foto: Getty Images (Uso autorizado ao POPline)

O novo álbum de Miley Cyrus vai trazer colaborações com SIA e Brandi Carlie“, anunciaram os portais de música após a liberação da tracklist do disco “Endless Summer Vacation“, lançado no dia 10 de março. O projeto, de fato, trouxe parcerias com as duas cantoras renomadas, mas frustrou quem colocava muita expectativa nessas músicas. A contribuição das convidadas é vocalmente discreta, assim como em outros feats recentes de grandes artistas, com destaque para Taylor Swift.

Foto: Divulgação

LEIA MAIS: 

Ainda mais sutil do que Cyrus e Brandi em “Thousand Miles“, Taylor convidou Lana Del Rey para ser sua backing vocal em alguns versos de “Snow on the Beach“. A participação da voz de “Young and Beautiful” na música de Swift pode ter repercutido com força entre os fãs de música pop pela popularidade de ambas, mas colaborações de TS com Haim, por exemplo, segue a mesma linha.

Foto: Instagram

Também focada na excelência, Beyoncé teve a luxuosa participação de Tems em “Move” apenas para recatadas marcações vocais no interlúdio da música. Apesar de sempre marcante, a voz de Stevie Nicks aparece simplesmente harmonizando com Damon Albarn em “Oil“, faixa do recente álbum “Cracker Island“, do Gorillaz.

No recém-lançado disco “did you know that there’s a tunnel under ocean blvd“, Lana Del Rey preferiu destacar a performance de Jon Batiste como pianista do que como cantor. O ganhador do Grammy sussurra algumas palavras ao final da música, mas parece cuidar mesmo da parte instrumental. O mesmo aconteceu com outro convidado do álbum de Lana, Father John Misty, surgiu discretamente em “Let The Light In“.

Foto: Getty Images (Uso autorizado POPLine)

Essa tendência na música pop provoca algumas reflexões sobre a forma como as parcerias musicais se consolidaram nos últimos anos, especialmente neste gênero. Se antes era importante promover esse tipo de colaboração para atingir novas bolhas do público, agora, uma leva de artistas parece mais interessado em manter a coesão do trabalho e a sutilidade de algumas canções, ainda que creditando colegas para o trabalho de backing vocals.

É importante ressaltar que esse tipo de colaboração não é exatamente uma novidade (teve a Beyonce em “Hymn for the Weekend“, do Coldplay, em 2015 e a SZA no álbum da Rihanna em 2016, entre outros), mas a frequência em projetos recentes de nomes de peso, como Swift, Cyrus e Lana, parece caracterizar uma moda.

Exemplos:

Taylor Swift com Lana del Rey – Snow On The Beach

Taylor Swift com HAIM – “no body, no crime”

Miley Cyrus com SIA – Muddy Feet

Miley Cyrus com Brandi Carlie – “Thousand Miles”

Beyoncé com Tems e Grace Jones – “MOVE”

Lana Del Rey com Jon Batiste – “Candy Necklace”

Lana Del Rey e Father John Misty – “Let The Light In”

 

Gorillaz com Stevie Nicks – “Oil”

Kali Uchis e Omar Apollo – “Worth The Wait”


The National e Phoebe Bridgers – “Your Mind Is Not Your Friend”