A Taboom – nova plataforma de transmissão ao vivo do Brasil – lança, nesta quinta-feira (26) a série “Nada será como Antes”. O projeto irá reunir 10 nomes da nova música brasileira para se agruparem em duplas inéditas e comporem, remotamente, músicas relacionadas ao momento atual. Depois de um ano e meio no contexto de pandemia, as novas composições tem como intuito evidenciar anseios, saudades e toda mudança causada por essa experiência. A plataforma Taboom pode ser baixada gratuitamente nas lojas Play Store ou App Store, dos dispositivos Android e iOs, respectivamente.
Tuyo, Dinho Almeida (Boogarins), Jup do Bairro, Maria Luiza Jobim, Romero Ferro, Jonathan Ferr, Zé Ibarra, Brisa Flow, Helio Flanders (Vanguart) e Teago Oliveira (Maglore) foram os artistas “convidades” para este desafio. Serão quatro lives por dupla, além da participação na live de abertura e na live de encerramento com a audição das novas faixas produzidas durante os encontros.
Recém lançada para Android e IOS nas lojas de aplicativos, a Taboom pretende aquecer as cenas indie e nova MPB com artistas que foram bastante afetados pela paralisação dos shows, mas que seguiram firmes com suas carreiras e mantiveram a conexão com seus fãs. E ainda, preparar o terreno para a retomada da vida cultural do público brasileiro.
“A ideia é também proporcionar para os fãs um senso de pertencimento e uma aproximação especial de seus artistas favoritos, ao possibilitar que eles vejam de ‘perto’ seu processo de trabalho. Aproximação essa que também é de grande importância para os artistas, que naturalmente estão mais distantes daqueles que o acompanham, seja pela falta de lançamentos ou de shows devido à pandemia”, explica Laura Damasceno, curadora, idealizadora do projeto e Diretora de Comunicação da plataforma. A previsão para a live-audição é 18 de Outubro.
“É um alento fazer parte de um projeto tão importante com a Taboom e outros artistas com histórias potentes da minha geração, num momento de tantas dificuldades e transformações. Depois que a pandemia começou nós todes passamos por dores e perdas enormes, e elas refletem diretamente na nossa arte. Mal vejo a hora de traduzir essas emoções em música. Criar em meio ao caos é resistir, é respirar, é fluir”, comenta Romero Ferro.
Leia Mais:
- Prefeitura de São Paulo promove shows de artistas de selos independentes
- Spotify lança ‘Fresh Finds’ para artistas independentes
- Triller e SoundCloud lançam ação para artistas independentes
O projeto tem também o intuito de gerar um registro histórico na forma de um EP e a intenção de criar um novo ponto de encontro entre artistas e entre artistas e fãs, de um jeito extremamente interativo e original.
A plataforma possibilita a criação de quiz, votação e enquete em tempo real, além do envio de presentes virtuais que viram dinheiro e a personalização do layout das lives, que ajudam a ressignificar a interação virtual, conectando pessoas de vários pontos do país através da música e da arte.
“Nossa expectativa é curtir o processo. Esse momento que a Taboom tá proporcionando pra gente é muito precioso. Faz tempo que a gente queria fazer uma colab dessa com o Dinho. E poder mostrar esse processo pra galera quase em tempo real vai ser uma delícia! Ainda não sabemos qual vai ser o resultado desse encontro, mas com certeza serão coisas bonitas pela troca, pelo afeto, por falar do tempo recente que estamos vivendo que não tá sendo fácil pra ninguém. Quando a gente compartilha, o sentimento da solidão se apaga um pouco”, comentam os integrantes da banda Tuyo.
Todo o processo será conduzido pelo produtor mineiro Leonardo Marques (Maglore, Moons, entre outros) e transmitido dentro do aplicativo Taboom. Depois disso, cada uma das cinco músicas (uma por dupla) será lançada como single em todas as plataformas de streaming. E na sequência, essas músicas farão parte do EP “Nada Será Como Antes”, presenteando a todos com um registro importante que, por reunir diversos artistas após tantos meses de pandemia e às vésperas da retomada gradual dos encontros presenciais, tem esse marco histórico permeando toda a obra.
A curadoria dos artistas partiu de um recorte que prezou por uma identidade musical forte e por nomes que estavam em plena atividade às vésperas da pandemia. Além disso, buscou-se nesta seleção por um equilíbrio entre relevância musical, engajamento com os fãs e diversidade. Na formação das duplas foi determinante que os artistas nunca tivessem trabalhado juntos e alguns, inclusive, nunca se conheceram, como é o caso de Maria Luiza Jobim e Zé Ibarra e de Hélio Flanders e Jonathan Ferr.
Taboom – “Nada Será Como Antes”
Encontros Musicais:
- Tuyo + Dinho Almeida (Boogarins)
- Maria Luiza Jobim + Zé Ibarra
- Helio Flanders (Vanguart) + Jonathan Ferr
- Romero Ferro + Teago Oliveira (Maglore)
- Brisa Flow + Jup do Bairro
Live de lançamento do projeto: 26/08
Desenvolvimento das lives 1 a 4: 27/08 a 30/09
Live de encerramento (audição das 5 músicas): 18/10
Sobre a Taboom
O aplicativo foi fundado pelo CEO Karl Loriega, filipino que morou no Brasil por 15 anos – seu recorde de tempo vivendo num mesmo país – e Bruno Orsini, mineiro de Belo Horizonte, que além de CPO da Taboom, é músico e desde 2017 tem um selo chamado Fleeting Media, pelo qual já lançou em vinil discos de bandas como Moons, Pin Ups e Churrus.
Desde seu lançamento, a plataforma já realizou batalhas de rima (com Gah MC do Batalha do Santa Cruz), de poesia (Slam das Minas SP) duelos de vogue (Vogue Fever) e de passinho de funk (com Dudu Sorriso, do projeto Lá da Favelinha), lives de gastronomia em que a audiência decide quais ingredientes serão usados, shows em que o público vota para escolher a próxima música e até mesmo lives de composição coletiva com a participação dos fãs. É isso o que o app chama de “mais que live”.