O sucesso do filme “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” (2023), que faturou US$ 337 milhões de bilheteria, animou a escritora Suzanne Collins a escrever mais um livro para a série. Ela anunciou que lançará a nova ficção em 18 de março de 2025 pela editora Scholastic.
O livro terá o título de “Sunrise on the Reaping” (Nascer do Sol na Colheita, em tradução livre) e a história se passará 24 anos antes da trama de Katniss e 40 anos depois de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. A história girará em torno do 50º Jogos Vorazes, vencido por Haymitch Abernathy, do Distrito 12.
Leia mais:
- Josh Hutcherson revela condição para voltar a “Jogos Vorazes”
- Rachel Zegler quase não fez “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”
- Jennifer Lawrence não retornará a “Jogos Vorazes”, diz produtora
Antes de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, Haymitch Abernathy havia sido o único tributo do Distrito 12 a sair vencedor da competição fatal. Haymitch aparece tanto nos livros quanto nos filmes, mais velho, exercendo a função de mentor de Katniss. No cinema, o personagem coube ao ator Woody Harrelson.
“Com ‘Sunrise on the Reaping’, me inspirei na ideia de submissão implícita de David Hume e, em suas palavras, ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos’. A história também mergulha mais profundamente no uso da propaganda e no poder daqueles que controlam a narrativa. A questão ‘real ou não real?’ parece mais urgente para mim a cada dia”**, diz Suzanne Collins.
O livro virará mais um filme da franquia “Jogos Vorazes”?
Horas após o anúncio da publicação do livro, a Lionsgate anunciou que lançará o filme adaptado da obra. Ele já tem até data para chegar aos cinemas: 20 de novembro de 2026.
Todos os filmes da franquia “Jogos Vorazes” foram produzidos pela Lionsgate, que arrecadou mais de US$ 3 bilhões de bilheteria com todos os longas-metragens. Depois de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, os produtores foram questionados várias vezes sobre mais filmes. Eles sempre responderam que tudo dependeria de Suzanne Collins escrever novas histórias.