Faltam poucas horas para a tão esperada apresentação do The Weeknd no intervalo do Super Bowl, que acontecerá amanhã, dia 7 de fevereiro, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. O atual campeão Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes e o Tampa Bay Buccaneers da lenda do esporte Tom Brady disputarão o título da NFL a partir das 20h30 (horário de Brasília).
Para a apresentação, que promete ser a maior da história no intervalo da final do campeonato da liga de futebol-americano, NFL, com 24 minutos de duração, o investimento é milionário. The Weeknd investiu, de forma pessoal, US$ 7 milhões (cerca de mais de R$ 37 milhões) nos custos da produção do seu show, conforme foi revelado pelo seu empresário Wassim “Sal” Slaiby à Billboard na semana passada.
“A NFL permite um orçamento de produção, quase nunca é suficiente para satisfazer os custos reais de produção. No entanto, normalmente a gravadora intervém e fornece o déficit. Esse parece um número extravagante para [The Weeknd] tirar do próprio bolso, a menos que a gravadora participe” diz Lou Taylor, um gerente de negócios veterano na indústria que trabalha no Intervalo do Super Bowl.
A empresa gestora Roc Nation, um dos produtores executivos do Super Bowl, supervisionará as despesas para “fazer com que este show do intervalo seja o que ele imaginou”, disse Slaiby para a Billboard. Mas, em geral, para apresentações no Super Bowl, de acordo com gerentes de alto escalão e fontes das majors, as gravadoras e patrocinadores compensam alguns dos custos, e os valores variam de ano para ano.
Investimento e Benefícios da Exposição do Super Bowl
Quando Bruce Springsteen se apresentou no Super Bowl em 2009, a NFL lhe deu um orçamento de produção de US$ 1 milhão – o que foi mais do que suficiente para seu set relativamente simples, embora Springsteen insistisse em fogos de artifício. Os representantes da NFL visitaram Jon Landau, gerente de Springsteen, pessoalmente e fizeram uma proposta elaborada. Contudo, um porta-voz da NFL não faria comentários sobre as finanças do Super Bowl, afirma a Billboard.
“Eles me deram 10 minutos de pontos sobre o quão grande é o Super Bowl, é o show nº 1 em Júpiter e Marte, é nº 1 com pessoas que não escovam os dentes” Landau diz. “Há US$ 1 bilhão transacionado – lembro-me deles dizendo isso.”
Depois, Landau disse à eles: “Eu tenho uma pergunta: quanto você ganha para fazer parte do maior espetáculo da história do universo? O que o artista ganha?”. Nada, foi dito à ele, além do orçamento de produção.
“Lucro do show para Bruce e a banda: zero”, diz ele. “Mas foi muito bem produzido, Bruce e a banda foram sensacionais e nós amamos. Até você estar lá, você não consegue compreender quantas pessoas trabalham naquele show”, revela.
Então, se os artistas não estão sendo pagos, por que fazer isso? “Exposição, obviamente”, diz uma fonte de uma grande gravadora.
Além disso, existem benefícios financeiros mais diretos. Springsteen colocou a maior parte de sua turnê à venda na manhã após o Super Bowl – outros fizeram o mesmo – e acabou arrecadando US$ 156 milhões (atualmente cerca de R$ 837 milhões de reais), sendo a terceira turnê mais vendida do ano, de acordo com a Billboard Boxscore. Após o show do intervalo do ano passado, as faixas do Spotify de Shakira aumentaram 230% em comparação com a semana anterior, e a música de Jennifer Lopez aumentou 335%, informou o serviço de streaming.
Enquanto os artistas tiveram que cancelar todas as turnês no ano passado devido à pandemia, os benefícios do Super Bowl continuam valendo o custo. A audiência do ano passado foi de quase 100 milhões e as receitas publicitárias foram de US $ 450 milhões. “Nos EUA, não há nada melhor do que o show do intervalo do Super Bowl”, disse Taylor. “O benefício é enorme. Você está de olho em você.”
Para a apresentação, The Weeknd promete fazer um show com classificação livre e respeitar a audiência familiar. Saiba mais detalhes acessando aqui.