Com uma trajetória de sucesso, planos ambiciosos e apostando na força do Nordeste como diferencial estratégico, o Sua Música possui atualmente 1 milhão de usuários únicos por dia e mais de 16 mil artistas verificados cadastrados, atuando como uma holding com as frentes: plataforma de música desktop e aplicativo; agregadora digital; editora; canal de dança; branded content para artistas e influencers e mais recentemente, como produtora 360.
A plataforma, que disponibiliza serviço gratuito para que fãs e músicos se conectem, a partir da herança deixada pelo período de distribuição de “CDs promocionais”, completou em setembro de 2020 sete anos de operação sob comando do seu atual quadro de empreendedores que constam com Rodrigo Amar, Alan Trope, além do CEO Roni Maltz Bin.
Em apenas sete anos, a empresa saiu de uma estrutura de três pessoas – os sócios que trabalhavam em suas próprias casas- , para uma equipe de mais de 30 funcionários. Atualmente, o Sua Música possui escritórios em São Paulo e Recife, além de um estúdio em Fortaleza. O Nordeste representa hoje 60% da audiência de usuários do Sua Música, concentrado principalmente nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Por meio da força da música nordestina e sendo também responsáveis pelo case de sucesso da revelação Tarcísio do Acordeon, que atingiu o primeiro lugar no Spotify 200 com “Meia Noite (Você tem meu WhatsApp)” que está hoje em 2º lugar no ranking, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com o CEO Roni Maltz Bin que revelou detalhes da estratégia da companhia e os bons resultados.
“KondZilla do Forró”
Por meio do novo braço como produtora 360, Roni revelou que a companhia contratou recentemente um profissional que teve passagem pela KondZilla Records, justamente, para ajudá-los nessa nova empreitada.
“O nosso foco não será a venda de vídeoskit, mas é uma estratégia muito parecida. Diferente do KondZilla que tem um canal no YouTube, nós temos a nossa própria plataforma de música, produtora e distribuidora digital focada nos artistas do Nordeste”, diz Roni.
Assim como a popularização do Funk, os ritmos do Nordeste estão ganhando o Brasil a exemplo das músicas mais tocadas no Spotify 200 na atualidade as três primeiras são de artistas do Nordeste: “Ele É Ele, Eu sou Eu” (Wesley Safadão, Barões da Pisadinha), “Meia Noite (Você Tem Meu WhatsApp” (Tarcísio do Arcodeon) e “Recairei – Ao vivo” (Barões da Pisadinha).
“Nós percebemos a partir de 2019, uma procura e consumo muito grande dos artistas do Nordeste, com Barões da Pisadinha crescendo e outros artistas. Eu acredito que esse fato se dá pelo streaming estar alcançando regiões em que não chegava anteriormente no Nordeste. E também, são ritmos mais leves, que viralizam mais facilmente. Então, estamos vendo muitos artistas do Nordeste indo muito bem nas plataformas de streaming com números que não se viam antes”, analisa o executivo do Sua Música.
Os Barões da Pisadinha começaram a sua trajetória divulgando CDs promocionais no Sua Música e mesmo depois do contrato com a Sony Music, assinado no final de 2019, em maio do último ano, eles divulgaram o CD “Piseiro em Casa” na plataforma.
Sua Música Digital
Em 2018, o Sua Música iniciou a sua atuação como agregadora digital, inicialmente em formato de participação por convites, que em 2019 foi consolidado como Sua Música Digital. No último ano, com as acelerações propostas pelo período da pandemia, a companhia ampliou os serviços da distribuidora e está desenvolvendo o formato “Do-It-Yourself” (Faça Você Mesmo)” para lançá-lo futuramente.
Roni revelou ao POPline.Biz MM que o artista Tarcísio do Acordeon, maior case digital da companhia, começou a parceria com eles em março de 2020 e tinha menos de 1000 seguidores no Instagram, atualmente, ele possui 1,5 milhão. A equipe lançou um CD promocional no Sua Música e logo em seguida a empresa percebeu o bom desempenho. Com isso, o mesmo material autoral divulgado foi inserido e apresentado para as plataformas digitais, como o Spotify, e teve o mesmo resultado positivo.
Com isso, a tática foi repetida para o segundo álbum, “Diferente dos Iguais” lançado no dia 17 de dezembro nas plataformas.
“Fizemos a mesma estratégia: ele lançou no Sua Música, aquecemos o CD durante 2 semanas e depois lançamos nas plataformas digitais, como o Spotify, Deezer, YouTube e tivemos o mesmo resultado. O CD foi muito bem no Sua Música, consequentemente, ele foi muito bem nas plataformas. É algo que a gente diz há bastante tempo: ‘o artista que vai bem no Sua Música, ele vai bem nas outras plataformas’, tentamos dizer isso para indústria há algum tempo e ninguém escutou. Esse foi um exemplo clássico que deu muito certo, chegou no Top 1 do Brasil e não é um artista de um hit só”, relata Roni.
Para o lançamento na plataforma Sua Música, o artista entende que é uma plataforma promocional, de acordo com Roni. “Ele não está buscando uma monetização, como busca em plataformas como o Spotify, YouTube, Deezer, etc. Aqui, ele sabe que não vai monetizar a música, mas, em troca, ele vai ter acesso a um público gigantesco e poderá divulgar o trabalho dele”, aponta o executivo.
Em paralelo, o profissional destaca a importância da proteção dos Direitos Autorais e conta que estão negociações com a Abramus Digital, UBEM e o Ecad há alguns anos e bem avançados com algumas delas.
Novos projetos e a valorização regional
Ao mesmo tempo que o cenário de 2020 foi desafiador, ele exigiu uma rápida adaptação e para o Sua Música, não foi diferente. A empresa acelerou a sua distribuição digital e criou o projeto São João Para Todos que teve 19 dias de evento, 42 shows e mais de 20 milhões de views. Grandes marcas como Engov After, Brahma Duplo Malte, Seara, PicPay, entre outras, entraram como patrocinadoras e apoiadoras do projeto inédito.
“Não tem nenhum curso no mundo de gestão e planejamento que conseguiu prever o que aconteceu nesse ano de 2020, a gente teve que se reinventar”, diz Roni.
Mesmo em um ano de crise, Sua Música conseguiu trabalhar com mais de 50 marcas além de ter fechado parceria com a Copa do Nordeste criando o “Show da Lampions”, que contou com duas apresentações exclusivas ao vivo nas 2 partidas da final da competição entre Bahia e Ceará.
“O que nós fazemos é mostrar para as marcas esse ‘outro Brasil’ tanto de público, quanto artístico. Nós criamos soluções de branded content há bastante tempo, mostrando artistas que as agências de São Paulo ainda não conhecem. Nós identificamos talentos regionais, inclusive influencers também, e aproximamos das marcas”, conta o executivo.
Observando a força da dança para a viralização musical, o Sua Música adquiriu o canal do YouTube “Mete Dança” criado na cidade de Feira de Santana (BA) em 2019 e utilizam a plataforma estrategicamente para ajudar a engajar a música, tanto no YouTube, quanto no TikTok. Dessa forma, a empresa pretende ajudar na distribuição digital das músicas com a sua produtora.
Já em prática com o seu planejamento de 2021, o Sua Música lançou o prêmio Sua Música de Verão e o público pode acompanhar bem de perto em um site totalmente dedicado para a votação popular. Diante de um cenário ainda incerto, Roni afirma que a companhia pretende seguir com o projeto do “São João Para Todos” que poderá ser em formato híbrido, além da nova iniciativa “Sua Música Space” que consistirá em uma casa no Nordeste, sem data definida.
Atualmente, o Sua Música aposta investimento na valorização da música Nordestina e em projetos ambiciosos com foco multiplataforma e, principalmente, no digital.