Os streams de músicas sob demanda nos EUA cresceram 12,2% em 2022, impulsionados por artistas como Bad Bunny, Harry Styles e Taylor Swift. Os dados são do Luminate, que publicou essa informação em seu relatório de fim de ano para 2022, acesse aqui.
Leia Mais:
- Hit! “Teenage Dream”, de Katy Perry, ultrapassa 500 milhões de plays no Spotify
- O topo é dela! Miley Cyrus coloca “Flowers” em #1 no iTunes dos EUA
- De olho no #1, SZA lança mais 3 versões do hit “Kill Bill”
Esse crescimento de 12,2% se traduziu em 1,3 trilhão de streams de música sob demanda nos EUA no ano passado. Já, globalmente, cresceu 25,6% em 2022, atingindo 5,3 trilhões no total, em comparação com 4,2 trilhões em 2021.
Os streams de músicas de áudio sob demanda globalmente aumentaram 22,6% em relação ao ano anterior, para 3,4 trilhões, de acordo com o relatório da Luminate. Enquanto isso, os streams de música em vídeo sob demanda aumentaram 31,2% em 2022, para 1,9 trilhão. Já nos Estados Unidos, os streams de áudio sob demanda cresceram 12,1% , chegando a 1,1 trilhão.
O consumo total de álbuns (TAC) de todas as músicas nos Estados Unidos aumentou 9,2% , para 974,9 milhões de unidades equivalentes à venda de álbuns em 2022.
A métrica ‘Consumo total de álbuns’ (TAC) da Luminate combina todos os streams de faixas sob demanda, de todos os downloads, além de todas as vendas de álbuns nos formatos digital e físico. A fórmula para ‘TAC’ equivale a 1.250 streams premium, ou 3.750 streams suportados por anúncios, a uma ‘venda’ de álbum. Também equivale a 10 compras/downloads de faixas digitais a uma ‘venda’ de álbum.
De 974,9 milhões de unidades equivalentes à venda de álbuns (TAC) em 2022, 703,9 milhões, ou 72,2%, foram registradas por ‘música de catálogo’. Isso significa que a participação da música ‘atual’ no consumo total de álbuns nos Estados Unidos em 2022 foi de 27,8% , ou 270,9 milhões de unidades TAC.
Enquanto a popularidade da música ‘Current’ aumentou apenas 0,5% nos EUA em 2022, a popularidade da música ‘Catalog’ cresceu 12,9% , de acordo com o relatório da Luminate.
No documento, define como ‘Atual’ qualquer coisa lançada nos 18 meses antes de ser transmitida/baixada/comprada. Qualquer coisa com mais de 18 meses quando é transmitida/baixada/comprada é definida como ‘Catálogo’ .
‘Un Verano Sin Ti’, do Bad Bunny, liderou a parada de ‘Top Albums’ de final de ano (Álbum + TEA + On-Demand SEA) com 3,4 milhões de unidades de consumo total de álbuns nos Estados Unidos e 4,266 bilhões de fluxos de áudio sob demanda. De acordo com o Luminate, quase 1 em cada 14 transmissões de áudio/vídeo latino, desde seu lançamento, é uma música deste álbum.
Em segundo lugar, com 3,294 milhões de unidades TAC registradas em 2022, estava ‘Midnights’, de Taylor Swift. O álbum gerou 1,791 bilhão de streams de áudio sob demanda e 1,8 milhão de vendas de álbuns, ainda segundo Luminate.
Enquanto isso , a ‘Harry’s House’, de Harry Styles gerou 2,204 milhões de unidades de consumo total de álbuns, 1,836 bilhão de streams de áudio sob demanda e 757 mil vendas de álbuns em 2022.