#BIZ

Streaming: executivos afirmam que 100 mil faixas são adicionadas por dia nas plataformas

Foto: Sumeet B/Unsplash

O streaming está ressignificando diversos aspectos na indústria musical, da produção, consumo ao surgimento de novos negócios e isso não é totalmente uma novidade. Porém, o fluxo de músicas adicionadas nas plataformas acaba de atingir um novo parâmetro: 100 mil novas faixas são disponibilizadas diariamente. Esse valor foi confirmado pelos executivos Lucian Grainge, CEO e Presidente do Universal Music Group, e Steve Cooper, atual CEO do Warner Music Group, durante o evento “Music Matters” em Cingapura, no final de setembro. As informações são do MBW.

Leia Mais:

Segundo Grainge, esse vasto volume de música, além de “conteúdo associado” adicional nas plataformas digitais, está tornando cada vez mais difícil para os artistas alcançar um público substancial online. Portanto, sugeriu Grainge, as gravadoras – com sua capacidade de comercializar, promover e desenvolver artistas – “estão se tornando cada vez mais críticas para a carreira dos músicos.”

Foto: Sir Lucian Grainge, CEO & Chairman, Universal Music Group/Divulgação

Já, Steve Cooper, durante o evento “Goldman Sachs Communicopia” que aconteceu em 12 de setembro, disse: “Hoje, em qualquer dia da semana, cerca de 100.000 faixas de música são carregadas no SoundCloud, Spotify, Apple e assim por diante.”

“A complexidade de ser capaz de separar uma música das outras 99.999 faixas enviadas naquele dia é incrivelmente complexa [e] incrivelmente difícil”, afirma Cooper.

Para Cooper, o surgimento de plataformas Web3 aumentaria essa complexidade para os artistas, devido à “interatividade necessária para trazer um criador à proeminência e mantê-lo notável”.

O executivo da WMG acrescentou: “A maioria dos criadores não tem o capital, os níveis de habilidade [ou] a experiência para fazer tudo isso e ter sucesso”. Como tal, a Warner está olhando para a Web3 como uma “tremenda oportunidade” para afirmar ainda mais seu papel em ajudar os artistas a serem notados”, disse Cooper.

Steve Cooper, CEO Warner Music Group. Foto: Divulgação

Estatísticas em perspectiva: o crescimento das faixas adicionas no streaming

Essa confirmação do número de 100.000 faixas por dia chega apenas 18 meses depois que o Spotify anunciou, em fevereiro de 2021, que mais de 60.000 faixas por dia estavam sendo carregadas em sua plataforma.

Esse marco de 60.000 faixas foi superado quase dois anos depois que o Spotify disse aos investidores, em abril de 2019, que “perto de 40.000” faixas estavam sendo adicionadas ao seu serviço a cada 24 horas. Antes disso, no primeiro semestre de 2018, o Spotify disse que 20.000 faixas estavam sendo carregadas em sua plataforma todos os dias.

> Exclusivo: Fan Study do Spotify apresenta insights para artistas aproveitarem o máximo de cada lançamento

Colocando essas estatísticas em perspectiva: de 2018 a 2022, o volume de faixas enviadas para o Spotify e outros diariamente foi multiplicado por cinco. Essa informação chega justamente quando um grande serviço de streaming – Apple Music – confirma que o número total de faixas em sua plataforma já ultrapassou 100 milhões. Esse número subiu de 70 milhões há menos de dois anos.

Playlist “Happy Hits!” do Spotify. Foto: Omid Armin/Unsplash

Ao anunciar o marco de 100 milhões, a chefe editorial global da Apple, Rachel Newman, disse, de acordo com o MBW: “Hoje, em qualquer lugar do mundo, em 167 países e regiões no Apple Music, qualquer artista de qualquer descrição pode escrever e gravar uma música e lançá-la globalmente. Todos os dias, mais de 20.000 cantores e compositores estão entregando novas músicas para a Apple Music – músicas que tornam nosso catálogo ainda melhor do que no dia anterior.”

De acordo com os dados de Newman, isso significaria que cada um os 20.000 cantores/compositores citados pela Apple estão enviando, em média, cinco faixas por dia. Dependendo, é claro, de como a Apple define um cantor/compositor.

Logo, para 100 milhões de faixas, se todas essas faixas se igualassem em 3 minutos por produção, levaria aproximadamente 571 anos para ouvir de uma vez – sem dormir. Essa análise é apenas um reflexo do início da progressão geométrica dos lançamentos musicais, nos quais, a atenção e a base de fãs, serão mais do que nunca, um dos principais ativos na indústria.

 

Destaques

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

#Mercado

Mais um capítulo da novela de Drake e Kendrick Lamar! Brincadeiras à parte, após o canadense acusar o Spotify de cooperar com a Universal Music para...

#Internacional

"Poucas vezes eu vi na minha frente um escárnio dessa forma", conta advogada de Toninho Geraes após reunião com representantes de Adele.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile