in

Stream On 2023: Evento anuncia novos recursos e ferramentas para o Spotify

A plataforma revelou uma experiência de usuário inédita, que será lançada em etapas para os mais de 500 milhões de usuários ativos mensais

Foto: Divulgação/Spotify

O Spotify promoveu o Stream On na quarta-feira (8), em Los Angeles. A segunda edição do evento recebeu artistas, compositores, criadores de vídeo e conteúdo e podcasters de todo o mundo para um dia de anúncios, histórias inspiradoras e demonstrações práticas de novas ferramentas e recursos que chegam à plataforma global.

Nomes como Alex Cooper, Bill Simmons, Ed Sheeran, Emma Chamberlain, Jennifer Lopez, GloRilla, Halsey, Joe Rogan, The Jonas Brothers, Karol G, Luke Combs, St. Vincent e Tash Sultana estiveram presentes no evento.

Leia Mais:

“Stream On é sobre todas as maneiras pelas quais estamos dando vida ao Spotify e informando aos criadores em todos os estágios de suas carreiras que estamos abertos para negócios. Estamos focados em construir a melhor casa para eles – um lugar onde possam estabelecer uma carreira, prosperar e crescer e onde o mundo possa ser inspirado por sua criatividade”, Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify, compartilhou na apresentação. 

Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify. Foto: Divulgação

 “E é isso que temos feito por quase 17 anos: Construir, melhorar e reimaginar esta casa para melhor atender às necessidades dos criadores e ajudá-los a traçar novos caminhos para o sucesso. Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados em expandir essa ambição para ainda mais criadores em novos formatos. Estamos permitindo mais criatividade, descoberta e personalização do que nunca, fornecendo os melhores recursos, suporte e interatividade”, completa Daniel Ek.

Daniel Ek, CEO Spotify, Dia do Investidor 2022
Daniel Ek, CEO Spotify. Foto: Divulgação/Spotify

Spotify: Ajudando ainda mais criadores e artistas a serem descobertos

 O Spotify iniciou o Stream On aumentando a descoberta, revelando uma interface reimaginada, que inclui novos recursos visuais e um design completamente inédito e interativo.

A partir de quarta-feira (8), o novo Spotify será implementado em etapas para nossos mais de 500 milhões de usuários ativos mensais. Confira as atualizações: 

  •  Smart Shuffle: Com o recurso, o  Spotify apresenta  uma nova maneira de incluir músicas que complementam uma playlist existente com o toque de um botão.
  • Ao tocar nos Subfeeds de Música, Podcast e Programas ou Audiolivros, o usuário pode explorar prévias de playlists, playlists, álbuns, episódios de podcasts e audiolivros personalizadas.
  • Novos feeds para descoberta na ferramenta de pesquisa permitirão que os usuários rolem para cima ou para baixo para explorar clipes curtos de faixas de alguns de seus gêneros favoritos.
  • Assim como na música, o Spotify agora terá Reprodução Automática para Podcasts. Ou seja, quando um programa terminar, outro episódio começará a ser reproduzido automaticamente, de acordo com o gosto do usuário.
  • DJ: O Spotify também revelou recentemente DJ, um novo guia de Inteligência Artificial personalizado que transforma a forma como os ouvintes escutam e descobrem a música que amam.

“As recomendações do Spotify geram quase metade dos streams de todos os usuários. E quando os ouvintes decidem seguir um criador, eles escutam, em média, cinco vezes mais de suas músicas”, disse Gustav Söderström, co-presidente e diretor de tecnologia e produtos no Spotify. É por isso que as descobertas no Spotify oferecem aos criadores muito mais do que apenas um momento fugaz de fama viral. Essas conexões significativas e de longo prazo são uma parte fundamental do que torna o Spotify uma plataforma para artistas profissionais e aspirantes”.

Spotify adquire Findaway, distribuidora global de audiolivros
Gustav Söderström

Spotify: Ajudando os artistas a alcançar o sucesso por meio do streaming

 O Spotify ainda divulgou na quarta-feira (8) o  relatório anual de royalties de música, Loud & Clear.  A atualização deste ano aponta que o  número de artistas que geram mais de 1 milhão de dólares, bem como aqueles que geram mais de 10 mil dólares, mais do que dobrou nos últimos cinco anos. 

Além disso, a plataforma estima que o 50.000º artista com maior lucro no Spotify gerou mais de 50 mil dólares em todas as fontes de receitas registradas.

 Além disso, o  Spotify detalhou que  paga a grande maioria de cada dólar que gera para a música e, quase 70%, de volta à indústria, e os pagamentos de todos os tempos da plataforma aos detentores de direitos musicais estão se aproximando de 40 bilhões de dólares.