O Spotify vendeu dois terços de sua participação minoritária na plataforma de distribuição DIY DistroKid, dos Estados Unidos. De acordo com o Music Business Worldwide, a informação foi confirmada na atualização financeira do SPOT Q3 2021, que revela: em 1º de outubro, o Spotify “concluiu a venda de dois terços de sua participação acionária na DistroKid, obtendo um ganho de € 132 milhões (aproximadamente R$ 861 milhões)”.
Os rendimentos do Spotify com esta venda, diz o pedido, totalizaram € 144 milhões (aproximadamente R$ 939 milhões nas taxas de câmbio atuais). Ainda de acordo com a publicação, o Spotify fez um “investimento minoritário passivo” no DistroKid em 2018, mas não revelou o valor na época.
O novo registro do SPOT revela também que sua participação na Distrokid valia € 16 milhões em janeiro de 2020, que então aumentou para € 49 milhões ($ 57 milhões) em janeiro de 2021. Em 30 de setembro de 2021, de acordo com o processo, a participação do Spotify valia muito mais, em € 205 milhões ($ 238 milhões).
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Histórico da compra
A DistroKid, fundada em 2013, tem mais de 2 milhões de artistas em sua plataforma usando “as ferramentas e serviços que [a plataforma] oferece”. A empresa estima que distribui mais de um terço de todas as novas músicas globalmente, o que está relacionado à revelação anunciada em maio de que o DistroKid agora distribui mais de um milhão de faixas para serviços digitais a cada mês.
Em setembro de 2018, o Spotify anunciou que artistas independentes poderiam fazer upload de suas músicas diretamente para o serviço, por meio do Spotify para Artistas. Quando adquiriu a participação minoritária no DistroKid, o Spotify revelou que esses artistas também seriam capazes de ‘distribuir perfeitamente suas músicas para outras plataformas através do DistroKid’.
Com isso, segundo a publicação, em julho de 2019, o Spotify deu uma reviravolta em sua decisão de se tornar um distribuidor de música, com a decisão de encerrar seu Programa Beta de Upload para artistas independentes.
O Spotify publicou seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2021 nesta quarta-feira (27), revelando que sua base global de assinantes Premium cresceu para 172 milhões no trimestre (encerrado em 30 de setembro).