in

Spotify vai ‘clonar’ as vozes dos podcasters para traduzi-las para outros idiomas

A parceria com a OpenAI permitirá que podcasters repliquem suas vozes para criar automaticamente versões de seus programas em idiomas estrangeiros

Foto: Divulgação.

O Spotify está lançando um novo recurso de tradução de voz com o auxílio da tecnologia de inteligência artificial. A ferramenta tem como objetivo reproduzir podcasts em outros idiomas usando a própria voz do podcaster. As informações são da The Verge.

A plataforma fez parceria com vários podcasters para traduzir seus episódios em inglês para o espanhol com sua nova ferramenta e planeja lançar traduções em francês e alemão nas próximas semanas. O lote inicial virá de alguns grandes nomes, incluindo Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett. O Spotify planeja expandir o grupo para incluir The Rewatchables,  do The Ringer,  e seu próximo show de Trevor Noah.

Confira uma das traduções do Spotify em um episódio do programa de Fridman:

Para o recurso de tradução ser implementado,  o Spotify está utilizando a ferramenta de transcrição de voz Whisper, da OpenAI, que pode transcrever a fala em inglês e traduzir outros idiomas para o inglês. 

No entanto, a ferramenta do Spotify vai além da tradução de fala para texto – o recurso traduzirá um podcast para um idioma diferente e o reproduzirá em uma versão sintetizada da voz do próprio podcaster.

“Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify, em comunicado.  

Ziad Sultan, vice-presidente de personalização do Spotify. Foto: Reprodução/LinkedIn.

Leia Mais:

A OpenAI provavelmente também está por trás da parte de replicação de voz desse novo recurso. A empresa de  inteligência artificial fez alguns anúncios, incluindo o lançamento de uma ferramenta que pode criar “áudio semelhante ao humano a partir de apenas texto e alguns segundos de amostra de fala”. A  companhia ainda afirma que está limitando intencionalmente a extensão da disponibilidade desta ferramenta devido a preocupações com segurança e privacidade.

Ainda de acordo com The Verge, essa é provavelmente parte da razão pela qual o Spotify diz que a tecnologia de tradução só está sendo testada com um “grupo seleto” de podcasters por enquanto. A empresa não detalhou até que ponto planeja disponibilizar a ferramenta ou quando esperar uma expansão.