O Spotify divulgou os resultados da companhia no relatório Q1 2023, que refere-se aos dados dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. A plataforma cresceu 15% e superou a marca de 210 milhões de assinantes. Além disso, o número de usuários ativos mensais (MAU) também cresceu 22% alcançando 515 milhões de usuários.
Leia Mais:
- Spotify Global: Músicas mexicanas e sul-coreanas dominam o Top 10 da parada
- Spotify: Veja como compartilhar músicas e podcasts no BeReal
- Drake e The Weeknd alcançam 250 mil streams no Spotify; mas eles nunca gravaram essa música
- Artistas precisam de mais de 730 mil streams no Spotify para cobrir a conta de energia de 2023 no Reino Unido, aponta pesquisa
- Com 7 músicas no Top 50, Ana Castela é a artista nº1 do Spotify Brasil
A companhia celebrou os resultados do qual denominou como “nosso maior primeiro trimestre de todos os tempos e o quinto trimestre consecutivo de aceleração do crescimento anual”.
“A força que vimos ao sair de 2022 continuou em 2023, já que quase todos os nossos KPIs do primeiro trimestre superaram as expectativas. As adições líquidas MAU de 26 milhões foram 15 milhões acima da orientação, nosso maior primeiro trimestre de todos os tempos e o quinto trimestre consecutivo de aceleração do crescimento anual. As adições líquidas de assinantes de 5 milhões também refletiram um aumento significativo em relação à tendência do ano anterior e ficaram 3 milhões acima da orientação. No geral, estamos encorajados pelo forte início de 2023“, disse o comunicado do Spotify.
No entanto, o crescimento da receita ficou abaixo das expectativas do Spotify. De acordo com a plataforma, esse resultado foi “devido à variabilidade macro-relacionada em nosso negócio de publicidade”. O relatório mostra que a Perda Operacional também foi melhor, acompanhada por menores gastos com marketing, e o negócio gerou € 57 milhões em Fluxo de Caixa Livre.
Europa e América Latina lideram geração de usuários Premium ao Spotify
Segundo o relatório, o crescimento dos usuários Premium do Spotify alcançou uma taxa de 15% ano a ano, para 210 milhões, acima dos 205 milhões do último trimestre. O desempenho trimestral foi impactado por: desempenho superior em todas as regiões, lideradas pela Europa e América Latina, maior crescimento no topo do funil gerando mais assinantes e, por fim, resultado superior da campanha regional e força contínua em planos multiusuário.
Novidades em ferramentas e recursos para artistas
Nesse primeiro trimestre, novos recursos foram anunciados com o objetivo de ajudar os artistas a ampliarem seus conteúdos com ferramentas de desenvolvimento de campanha e público, como autoatendimento Showcase e Discovery Mode.
Além disso, novos ouvintes e fãs poderão se conectar com artistas e construir fandom a partir do lançamento de Countdown Pages, Spotify Clips e integrações de shows no aplicativo.
Além disso, o Spotify criou um espaço único para os criadores acessarem ferramentas, incluindo análises detalhadas e o conjunto de recursos da plataforma de criação de podcast, Anchor, com a recém-relançada plataforma Spotify for Podcasters.
Por fim, também foram anunciadas oportunidades aprimoradas de monetização de podcast com a partir do anúncio de parceria com o Patreon, que permite que os podcasters ofereçam conteúdo exclusivo do Patreon aos ouvintes no Spotify.
Destaques da Música no Spotify no Q1 2023
Entre os pontos destacados pelo Spotify neste trimestre na música, foram:
- Morgan Wallen lançou seu terceiro álbum de estúdio One Thing At A Time quebrando recordes para o álbum mais transmitido em um único dia por um artista masculino;
- A estreia do RapCaviar Presents, um documentário de seis episódios no Hulu que explora a música e a vida das maiores estrelas do rap;
- Rosalía se tornou a primeira artista a ser homenageada nas seleções masculina e feminina do FC Barcelona, com uma camisa especial para as partidas do El Clásico em março;
- Em janeiro, Miley Cyrus lançou seu aguardado novo single, Flowers, que se tornou a música mais tocada em uma única semana na história do Spotify.
Para o próximo relatório, Q2 2023, o Spotify faz projeções otimistas, com total de 217 milhões de assinantes (aumento de 7 milhões) e 530 milhões de usuários ativos mensais (aumento de 15 milhões).