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Spotify Global: Músicas mexicanas e sul-coreanas dominam o Top 10 da parada

Apenas três artistas estadunidenses têm canções entre as dez mais escutadas no mundo através da plataforma de streaming

Fotos: Getty Images (Uso autorizado ao POPline)/Twitter

O relatório final da Recording Industry Association of America (RIAA) de 2022, divulgado na semana passada, mostrou o crescimento das receitas geradas pela música latina nos Estados Unidos na temporada analisada, consolidando a tendência de expansão deste recorte na era do streaming. As dez músicas mais escutadas no Spotify Global na atualização desta segunda-feira (24) são uma amostra deste movimento.

Foto: Divulgação

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O Top 3 do ranking, divulgado diariamente pela plataforma, amanheceu dominado por músicas cantadas em espanhol. “Ella Baila Sola” – uma colaboração de dois artistas mexicanos, o grupo Eslabon Armado e Peso Pluma – substituiu a cumbia norteña do Grupo Frontera com participação de Bad Bunny, que ocupa, agora, o segundo lugar. “La Bebe“, de Yng Lvcas com Peso Pluma, completa o pódio.

Tendências?

Se antes era comum encontrar sucessos de artistas de reggaeton de Porto Rico e da Colômbia entre as mais tocadas, agora, o tempero mexicano parece ser o mais pedido na onda latina. Quem observa as dez canções mais executadas no Spotify Global pode acreditar que a soberania norte-americana está ameaçada, já que apenas três músicas do Top 10 são de artistas estadunidenses – “Flowers“, de Miley Cyrus; “SOS“, de SZA; “Daylight“, David Kushner.

No ranking dos EUA, embora a presença de artistas norte-americanos continue relevante no Top 10, três canções latinas aparecem no recorte – inclusive “Ella Baila Sola” em primeiro lugar, com mais de 1,7 milhão de streams, superando ídolo country Morgan Wallen.

A ascensão desta onda música latina com influência da música regional mexicana acontece acompanhada do surgimento de outros fenômenos da globalização, como o grupo de K-popFifty Fifty“, que ocupa a décima posição do ranking após viralizar no Tik Tok.

Cantando em inglês, o quarteto feminino pode representar uma nova faceta do gênero sul-coreano – que cresceu, nos últimos anos, ancorado em grandes grupos, como BTS e BLACKPINK, e acumulou números exorbitantes ao redor do mundo. Nas últimas semanas, novidades de Jimin e Jisoo, oriundos desses fenômenos sul-coreanos, ocuparam o primeiro e o sexto lugar da parada global do Spotify, respectivamente.

Basta rodar a lista de 200 canções mais tocadas na plataforma ao redor do mundo para encontrar vários outros representantes da música latina e do K-pop com sucessos relevantes no panorama global, consolidando – talvez – a não pontualidade desses artistas nas paradas musicais.

Música Latina em 2022

O relatório de final de ano da Recording Industry Association of America (RIAA) aponta que a receita total com música latina nos EUA foi de US$ 1,1 bilhão, o que representou um aumento de 24% em relação ao ano anterior e, ajustada pela inflação, foi apenas 3% menor que o recorde de 2005.

Foto: Frazer Harrison/Getty Images (Uso autorizado ao POPline)

Além disso, segundo o relatório, apenas os formatos streaming, que correspondem 97% da receita da música latina, representaram mais de US$ 1 bilhão e um crescimento de 25%, o equivalente a US$ 1,06 bilhão. Já os envios pagos já foram o maior impulsionador do streaming, contribuindo com 71% da receita e crescendo mais rápido do que todos os outros formatos digitais, subindo 29% para US$ 758 milhões. O número total de inscrições pagas atingiu o recorde de 92 milhões em 2022. No entanto, esse número não é específico da música latina.