in

Spotify está lançando botões individuais para reprodução e modo aleatório para usuários Premium

O recurso estará disponível nas próximas semanas por meio de atualizações em dispositivos móveis iOS e Android

Spotify está lançando botões individuais para reprodução e modo aleatório para usuários Premium
Foto: Divulgação/Spotify

 Spotify anunciou que está lançando botões separados para a reprodução aleatória, ou seja, o ‘shuffle’ e o ‘play’. Assim, a plataforma vai permitir que os usuários premium, ou seja, os pagantes, escolham se desejam ou não ouvir um álbum, playlist ou um artista em ordem. O recurso estará disponível nas próximas semanas por meio de atualizações em dispositivos móveis iOS e Android.

Leia Mais:

Segundo comunicado da empresa, a nova mudança permitirá que o usuário premium escolha o modo que preferir no topo das playlists e álbuns e ouça do jeito que quiser.

Spotify está lançando botões individuais para reprodução e modo aleatório para usuários Premium
Spotify. Foto: Sara Kurfeß/Unsplash

O novo recurso do Spotify

Os botões separados substituirão o único existente que embaralha faixas em listas de reprodução criadas por usuários.

Em novembro de 2021, o Spotify removeu o modo aleatório das páginas dos álbuns em resposta ao pedido de Adele. No entanto, essa atualização também foi limitada aos membros Premium.

Na época do pedido de Adele, um representante da empresa disse à Variety, que o Spotify estava empolgado em compartilhar que estavam começando a lançar um novo recurso Premium que estava sendo solicitado há muito tempo por usuários e artistas para tornar o botão ‘reproduzir’ o botão padrão em todos os álbuns.

Spotify está lançando botões individuais para reprodução e modo aleatório para usuários Premium
Foto: Gareth Cattermole / Getty Images

Spotify Premium

Os novos botões do Spotify são apenas uma das várias novas estratégias que a plataforma está empregando para fazer com que mais usuários se tornem Premium.

De acordo com o site Music Business Worldwide,  no segundo trimestre do ano, os usuários do Spotify Premium aumentaram 14% ano a ano, para 188 milhões. Tendo como  base trimestral, o aplicativo adquiriu cerca de 4 milhões de assinantes. Com isso, superou a meta da empresa de 5 milhões de novos assinantes.

O diretor financeiro do Spotify, Paul Vogel , atribuiu o aumento à força ampla em todas as regiões, principalmente na Europa e na América Latina. Além disso, a semana extra de atividade promocional e tração em produtos multiusuário, como Family Plan e Duo, também contribuíram para o aumento de assinaturas Premium.

Ainda segundo o site  Music Business Worldwide, o serviço Premium representa uma grande parte da receita e do lucro bruto do Spotify. No segundo trimestre, a receita aumentou 22% A/A para € 2,5 bilhões, representando 87% da receita geral do grupo durante o período. A receita suportada por anúncios, por sua vez, cresceu 31% A/A e representou 123% da receita total.