in

Spotify lança versão teste de IA generativa de texto para criação de playlists

Assinantes da Austrália e Reino Unido já podem usar a nova aplicação de curadoria de músicas do Spotify

spotify, ai playlist
Inteligência artificial generativa do Spotify é criada para curadoria de músicas. Foto: Spotify / Divulgação

O Spotify lançou hoje (08) a versão Beta de sua aplicação de inteligência artificial generativa, voltada para a criação de playlists. Assinantes da plataforma de streaming, da Austrália e do Reino Unido, já podem acessar a função, nomeada de “AI Playlist”. A tecnologia é acionada por meio de textos que devem fazer referências a temas como lugares, animais, personagens de filmes ou emojis.

LEIA MAIS:

spotify, inteligencia artificial, ai playlist
A interface da “AI Playlists”, do Spotify, tem o formato de um chat. Foto: Spotify / Divulgação

Seguindo a tendência do mercado fonográfico, o Spotify anunciou nesta manhã (08) uma de suas primeiras inovações com inteligência artificial. A “AI Playlist” foi pensada para dinamizar a curadoria das canções, com base no sistema de recomendação do aplicativo. 

A novidade, que ainda está em versão de validação com os usuários, está disponível somente para recomendações musicais. Contudo, o pronunciamento oficial do Spotify abre expectativa para outros usos no futuro, como eventos cadastrados e marcas específicas. 

“O Spotify ajudará você a criar uma playlist personalizada com base nas faixas, artistas e gêneros que achamos que você vai gostar. Embora tenha sido projetada para ser divertida, a ferramenta ainda está em versão beta e não produzirá resultados para solicitações não relacionadas à música, como eventos atuais ou marcas específicas. Também temos medidas em vigor em relação a avisos ofensivos – portanto, use com responsabilidade”, descreve o Spotify sobre a “AI Playlists”.

Para usar, os usuários devem criar um comando como “música triste para pintar flores moribundas” ou “trilhas para passeios a cavalo até o pôr do sol”. Com este prompt, a inteligência artificial gerará uma lista de músicas gravadas, possivelmente do gosto do usuário. O assinante pode refinar os resultados com instruções como “mais pop” ou “menos otimista”, navegando entre gêneros, moods e características que agradem ao consumo.

A interface da “AI Playlist”, do Spotify, tem o formato de um chat. Até o momento a empresa ainda não se pronunciou sobre a disponibilidade a outros países. O Spotify somente indica que este é um dos seus investimentos na inovação para a plataforma.