in

Conheça a estratégia por trás do lançamento de ‘Batidão Tropical Vol.2’, de Pabllo Vittar

O marketing ganha as ruas de quatro estados e, no digital, envolve os fãs para a festa de lançamento.

pabllo vittar, batidão tropical vol. 2
Na divulgação de 'Batidão Tropical Vol. 2', uma canga de 14 metros foi estendida na Praia de Iracema, Fortaleza (CE). Foto: Divulgação.

Amanhã (09), Pabllo Vittar lança ‘Batidão Tropical Vol. 2’. Na última semana, a artista tem alimentado a curiosidade dos fãs, com ações de divulgação do novo álbum nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto de Galinhas (PE). O público ainda pode esperar participar da festa de lançamento do novo trabalho da cantora maranhense.

LEIA MAIS:

pabllo vitar, batidão tropical vol. 2
Em Porto de Galinhas (PE), uma jangada navegou o mar com o marketing de ‘Batidão Tropical Vol. 2’, de Pabllo Vittar. Foto: Divulgação.

Entre as estratégias de divulgação, a equipe por trás de ‘Batidão Tropical Vol. 2’ hasteou duas bandeiras de 5×5 metros no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo (SP), e na feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ). O marketing tem centrado nas capitais de grande circulação da indústria fonográfica brasileira, ao tempo que vincula as ações com valores da artista.

A gravadora Sony Music e Mataderos foram responsáveis por estas ações e toda estratégia envolvida no lançamento. Já no nordeste, a divulgação contou com uma canga de 10×14 metros na Praia de Iracema, na capital cearense, revelando as faixas e parcerias que estarão
em seu novo álbum de estúdio. Em Porto de Galinhas, destino turístico do interior de Pernambuco, uma jangada navegou pelas praias da região trazendo a data de lançamento do álbum.

Relacionamento com fãs

Junto com as distribuições de ações, o marketing de ‘Batidão Tropical Vol. 2’, trouxe os fãs para o centro das ações digitais. Os usuários de plataformas de streaming tiveram a chance de fazer o pre-save, mas aqueles que são cadastrados no Spotify foram redirecionados para uma outra página em que concorreram à entrada na festa de lançamento, por meio de um Fan Card.

A ação estava condicionada a mais um login no Spotify, e os usuários escutam as músicas de
‘Batidão Tropical Vol.1’. A partir desses streams que os usuários forneceram, entraram em um ranking de top fãs da Pabllo Vittar no período da ação. O usuário que tinha a posição no ranking, com as 3 principais faixas mais escutadas, recebe um e-mail que vem acompanhado de outra ação promocional.

Entre os resultados, o consumo da playlist “Melhores De Pabllo Vittar” aumentou em 80%. Foram mais de 130 mil visitas na página da ação, 25 mil pre-saves, atingindo um novo recorde da artista e mais de 15 mil fan cards enviados aos fãs.

Tracklist do disco tem 3 faixas bloqueadas, que fãs acreditam que podem trazer feats com artistas de peso. Foto: Gabriel Renné

“Neste álbum eu trago a essência do Norte e Nordeste do país, sua música e cultura. Nada mais justo do que fazer esse esquenta pré lançamento nesses lugares. Desta vez eu vou prestigiar meus fãs com ações especiais e voltadas somente para eles. O álbum está lindo, e com certeza é um dos projetos mais importantes da minha carreira”, comenta Pabllo Vittar.

Os primeiros lançamentos de ‘Batidão Tropical Vol. 2’ dão sequência ao projeto iniciado em 2021. ‘Pede Pra Eu Ficar (Listen To Your Heart)’ é certificado single de ouro no Brasil com mais de 16 milhões de streams (áudio e vídeo). Já ‘Aiaiai Mega Príncipe’, lançado há poucas semanas acumula, mais de sete milhões de streams entre áudio e vídeo. O novo álbum já acumula mais de 23 milhões de streams combinados com apenas 2 faixas lançadas.

sony music, matadero projects
Matadero Projects assina com Sony Music a estratégia de marketing de ‘Batidão Tropical Vol. 2’, de Pabllo Vittar. Foto: Divulgação.

“O projeto Batidão Tropical é uma “volta as raízes” da Pabllo, que nasceu e cresceu em diferentes cidades do Norte e Nordeste do país. Por isso na campanha de lançamento do Vol. 02 buscamos estar em espaços que são significativos para ela, que representam um pouco dessa cultura e onde ela tem um público forte e fiel desde o começo da carreira”, explica a Mataderos, em pronunciamento oficial.