Cada vez mais, o funk brasileiro faz barulho no exterior. Não à toa, vários deles já ocuparam altas posições no Spotify Global, e este ano não foi diferente. Recentemente, a plataforma criou uma playlist para celebrar o gênero e disseminá-lo mundialmente, no entanto, a artista escolhida para a capa não é brasileira. A decisão incomodou alguns internautas, sobretudo fãs de cantoras que são conhecidas por levar o funk mundo afora… Saiba detalhes!
LEIA MAIS:
- Anderson Neiff usa do humor e da influência para dar visibilidade ao brega funk
- Anitta leva baile funk para Espanha em festa pré-Grammy Latino; veja!
- Em show do RBD, Dulce Maria celebra crescimento do funk: Escutamos em muitos países
Quem estampa a capa da playlist “es funk y el cuerpo lo sabe” é Karol G. A foto escolhida é uma da cantora colombiana no clipe do remix internacional de “Tá OK”, hit de DENNIS e Kevin o Chris. Apenas na plataforma, o remix, que também conta com vocais de Maluma, acumula 59,4 milhões de plays. Já a versão original da música ultrapassa 250,2 milhões de reproduções.
O remix, inclusive, foi alvo de polêmica à época de seu lançamento, em agosto. Após Karol G dizer, em uma entrevista, que Anitta não tinha podido participar da faixa, a brasileira se pronunciou dizendo que ter ficado de fora foi uma decisão de Maluma. Após todo o burburinho, no mês passado Anitta e DENNIS lançaram uma parceria inédita, “Monstrão”.
Foram justamente os fãs de Anitta que mais se incomodaram com Karol G na capa da playlist do Spotify, sobretudo pelo fato da cantora não ser brasileira. Após a repercussão, eles iniciaram um movimento de comentar nas redes sociais, em massa, a mensagem “Obrigado, Anitta”, creditando a voz de “Mil Veces” como a maior responsável pela disseminação do funk a nível global.
LEIA MAIS:
- Gloria Groove explora funk futurístico com Futuro Fluxo; ouça agora!
- MC Carol opina sobre música de Anitta: Ela não é funk
- Anitta reflete sobre retorno ao funk melody às vésperas de lançar Mil Veces
A playlist em questão não traz apenas músicas que se enquadram no gênero do funk. Foram incluídas na lista faixas mais voltadas ao mercado latino e de urban. Entre os brasileiros, se destacam “Funk Rave”, de Anitta; “No Se Ve”, de Emilia e Ludmilla; “Vai Sentando”, de Ludmilla, Skrillex, King Doudou e Duki; “Sou Musa do Verão”, de Luísa Sonza e Marshmello; “Tubarão Te Amo”, do Dj LK da Escócia, Tchakabum, MC Ryan SP e mc jhenny; e “Automotivo Bibi Fogosa”, de Bibi Babydoll. “Tá OK (Remix)” aparece no topo da lista.
Veja a repercussão na web:
a karol g conseguindo com um remix o que a morena misteriosa vem tentando ha uma vida
ela lindíssima na capa da playlist aliás pic.twitter.com/l2UfjxUIWF
— 5gu (@gustavoassis) December 3, 2023
Anitta inspira mesmo ne? a percursora do funk pro mundo pop pic.twitter.com/sCJeoRpYJm
— Bipolare (@eitacomotuita) December 3, 2023
THANKS ANITTA
GRACIAS ANITTA
OBRIGADO ANITTA— rique | funk generation (@riquenitter) December 3, 2023
Karol G levando o funk pro mundo, muito rainha.
— Perte pan (@Juniorsilva485) December 3, 2023
agora com voz aveludada: obd anitta pic.twitter.com/qBFRiLt8RR
— JEFF (@jeffsilverio_) December 3, 2023
Se funk é brasileiro e no Brasil se fala português pq ta com titulo espanhol essa categoria?
— si ️️️ (@SilorDayas) December 3, 2023
— Yu19Ri (@YuriM_26) December 3, 2023