A Geração Z se consolidou como o grupo que cresceu mais rápido em número de streamings de música e podcasts no mundo no Spotify. Isso porque esse público jovem teve um aumento de 76% no consumo desses formatos no primeiro semestre de 2023 em relação ao ano passado, como mostra a quinta edição do Culture Next, o relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising. Nos primeiros seis meses do ano, o público jovem ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast.
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O Culture Next levanta três principais tendências deste ano entre o público jovem: Mergulhos culturais, que refletem o aprofundamento das experiências culturais dos ouvintes por meio das imersões no mundo da música e dos podcasts; Fazendo escola, que aponta que os podcasts estão na linha de frente da educação, moldando as mentes da nova geração; e Cultura viral, que mostra como as culturais locais se espalham por todo o mundo.
Confira as descobertas de cada uma das tendências sobre a Geração Z no Spotify identificadas no Culture Next:
Mergulhos culturais
O Culture Next revelou que os Zs querem romper a superficialidade típica que costumam encontrar nas redes sociais e descobrir mais sobre a cultura, o mundo e sobre si mesmos. A pesquisa aponta que 78% dos ouvintes da Geração Z no Brasil concordam que o Spotify promove essa imersão cultural.
Com mixes de músicas editoriais e personalizados e recursos como Match, Niche Mixes e DJ, o Spotify contribui para essa juventude descobrir e explorar novos sons. Desde a estreia na plataforma em fevereiro deste ano, a Geração Z usou o DJ de inteligência artificial para escutar mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações em todo o mundo.
Além disso, a Geração Z representou cerca de dois terços (58%) de todas as playlists Match compartilhadas no Brasil no primeiro semestre de 2023, como consta no estudo.
Com o aumento da popularidade dos podcasts no Brasil no último ano, a Geração Z está consumindo cada vez mais categorias como: +111% Crime e suspense; +84% Ciência; +67% Esportes.
De acordo com a pesquisa, os podcasts também são um meio confiável e envolvente para narrativas e relatos culturais mais profundos: os ouvintes curtem os episódios do início ao fim, não importa o tamanho. Categorias como Crime e suspense, com duração média dos episódios de mais de 40 minutos, e Humor, com duração média de mais de 50 minutos, têm taxas de conclusão que superam 80%.
Fazendo escola
No Brasil, segundo a pesquisa, a Geração Z representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.
O estudo diz que os podcasts estão na linha de frente da educação da nova geração e mudaram a forma como os jovens aprendem. No Spotify, as horas ouvidas pela Geração Z na categoria ‘Educação’ aumentaram 80% em relação ao ano passado no Brasil. Mais de três quartos dos ouvintes da Geração Z no Brasil (77%) afirmam que os podcasts ensinam sobre assuntos que eles gostariam de ter aprendido na escola.
Cultura viral
Ainda de acordo com o estudo, no Brasil, 75% da Geração Z acredita que “tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido do que nunca”. E acompanhar tudo é indispensável para essa geração, mesmo com a quantidade enorme de conteúdo disponível. 40% da Geração Z ouviu um podcast em velocidade acelerada no último ano e 58% acelerou músicas.
A pesquisa diz que a Geração Z no Brasil tem 28% mais propensão a ver a música como um portal para outras culturas do que em 2021, enquanto 86% afirma que consumiu músicas ou podcasts para conhecer outras culturas e experiências diferentes.
Além disso, 72% da Geração Z no País afirma gostar de música em outros idiomas, um aumento significativo em relação a 2021, de 64%.