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Spotify: Fan Study revela os hábitos de consumo dos ouvintes de podcasts

Foto: Divulgação.

O Spotify lançou a segunda edição do ‘Fan Study: edição para podcasters’, que avalia os comportamentos dos ouvintes e tendências relevantes, entre eles os gêneros de podcasts com vídeo mais famosos e os horários de maior audiência; as tendências de streaming com base em categoria, período do ano e horário do dia; como as pessoas interagem com criadores favoritos e descobrem novos programas.

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Segundo o estudo, os podcasts em vídeo ganham cada vez mais popularidade em todo o mundo, mas algumas categorias têm mais audiência do que outras. No que diz respeito ao consumo desses programas (assistir e ouvir ou apenas ouvir o áudio de um podcast com vídeo), a categoria comédia (27,55%) é a campeã, seguida por lazer, que inclui Jogos e Hobbies (16,21%), Sociedade & cultura (12,01%), Negócios (10,31%) e Tecnologia (7,67%).

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As audiências gostam de sintonizar seus programas favoritos enquanto estão ocupadas com outras atividades, como aponta o estudo. Isto inclui deslocamentos e viagens (71%), mas também quando estão fazendo tarefas domésticas (71%), relaxando (43%) e se exercitando (34%). Da 1h às 17h, o público costuma apenas ouvir os podcasts com vídeo. Quando a noite chega (das 18h à 0h), os fãs tendem a assistir aos vídeos. Durante o dia (das 7h às 19h), o público que assiste aos vídeos costuma consumir entre 1h e 1h30 de conteúdo. Enquanto durante a noite e madrugada (das 19h às 7h) este público consome entre 30 minutos e 1h de podcasts em vídeo.

O estudo mostra que as audiências ouvem podcasts com mais frequência durante a semana, com 78% do consumo ocorrendo de segunda a sexta-feira e 22% nos sábados e domingos. Os horários de deslocamentos são o horário nobre para os podcasts durante a semana, com picos de audiência às 8h e às 17h. Aos sábados e domingos, o consumo de podcasts cresce muito entre 11h e 12h, com aumentos menores à noite.

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Em 2022, segundo o estudo, as pessoas estavam mais propensas a ouvir novos programas durante janeiro, março, julho e outubro. Em certas partes do mundo, esses picos coincidem com eventos sazonais como, por exemplo, o começo de um novo ano, o início do verão e as festas de fim de ano.

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Ainda de acordo com o estudo, o  comportamento diário dos ouvintes varia quando dividido por temas. Gêneros relacionados à educação e bem estar são mais ouvidos pela manhã, enquanto conteúdos de entretenimento e família são mais buscados à noite: podcasts dos gêneros Religião e espiritualidade, Artes, História, Saúde e fitness, Ciência e Ficção são mais ouvidos pela manhã e de madrugada, enquanto Lazer (Jogos e Hobbies) e Crianças e família têm picos à noite

 Em um estudo recente feito pelo Spotify com os ouvintes, 73% disseram que gostariam de mais oportunidades para interagir com os apresentadores de podcast favoritos deles. Em média, os ouvintes que respondem a uma pergunta do apresentador por meio da ferramenta Caixa de Perguntas consome 2,35 vezes mais horas do programa por mês do que os que não interagem.

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De acordo com o estudo, as pessoas conhecem novos programas de diversas formas, mas as recomendações de amigos, parentes e criadores favoritos são a maneira mais comum. Os ouvintes confiam nas recomendações dos criadores favoritos deles: a principal maneira de as pessoas encontrarem novos podcasts é ouvindo falar nele em um programa que já escutam (54%)

Ainda de acordo com o estudo, logo em seguida, temos as recomendações de amigos e familiares (53%) e, em terceiro lugar, a navegação no Spotify (50%). Outros métodos incluem as redes sociais (42%), artigos, blogs e newsletters (15%) e classificações e as Paradas de podcast (12%). Os padrões de descoberta variam de acordo com a demografia. A Geração Z é mais propensa a usar as redes sociais em sua busca, sendo 1,5 vezes mais provável em comparação com a Geração X ou os Baby Boomers, que têm mais probabilidade de recorrer a artigos, blogs e boletins informativos.

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