O Spotify anunciou o corte de 6% de seu quadro de funcionários para reduzir custos. De acordo com a Variety, as demissões fazem parte de uma ampla reestruturação em meio à incerteza econômica.
O CEO Daniel Ek anunciou uma reformulação da alta administração. Dawn Ostroff, diretora de conteúdo e publicidade, está deixando o Spotify. Dois altos executivos, Gustav Söderström e Alex Norström, foram elevados ao cargo de copresidente, reportando-se a Ek.
Leia Mais:
- Ludmilla tem destaque no Spotify Global e fala sobre o ‘Artist Wrapped de 2022’
- Spotify 2022: veja os rankings do ano no Brasil e no mundo
- Retrospectiva Spotify 2022: artistas, músicas e álbuns mais ouvidos no Brasil
O Spotify informou recentemente ter 9.800 funcionários em tempo integral em todo o mundo em 30 de setembro. A empresa estima que incorrerá em aproximadamente € 35 milhões a 45 milhões em encargos relacionados a indenizações. As demissões eliminarão cerca de 600 empregos.
“Acredito que, devido a essas decisões difíceis, estaremos melhor posicionados para o futuro”, escreveu Ek em um comunicado para toda a empresa nesta segunda-feira (23). “Temos metas ambiciosas e nada mudou em nosso compromisso de alcançá-las.”
“Embora tenhamos feito grandes progressos na melhoria da velocidade nos últimos anos, não nos concentramos tanto na melhoria da eficiência. Ainda gastamos muito tempo sincronizando estratégias ligeiramente diferentes, o que nos atrasa. E em um ambiente econômico desafiador, a eficiência assume maior importância. Então, em um esforço para gerar mais eficiência, controlar custos e agilizar a tomada de decisões, decidi reestruturar nossa organização”, complementou Ek.
“Embora eu acredite que esta decisão seja a certa para o Spotify, entendo que, com nosso foco histórico no crescimento, muitos de vocês verão isso como uma mudança em nossa cultura. Mas, à medida que evoluímos e crescemos como empresa, também devemos evoluir nossa maneira de trabalhar, mantendo-nos fiéis aos nossos valores fundamentais”, continuou Ek.
Na frente de gerenciamento sênior, o Spotify está centralizando a maior parte do trabalho de engenharia e produto sob o diretor de produtos Gustav Söderström e as áreas de negócios sob o diretor de negócios freemium Alex Norström, cada um dos quais foi nomeado copresidente, ajudando Ek a administrar o dia da empresa.
“Pessoalmente, essas mudanças me permitirão voltar à parte em que faço meu melhor trabalho – passar mais tempo trabalhando no futuro do Spotify – e mal posso esperar para compartilhar mais sobre todas as coisas que temos por vir”, disse Ek.
Ostroff ingressou no Spotify em meados de 2018 , depois de atuar como presidente da Condé Nast Entertainment, e liderou uma estratégia agressiva para iniciar o Spotify no espaço de podcasting com uma série de acordos e aquisições.
Os funcionários que estão sendo dispensados receberão, em média, cerca de cinco meses de salário em indenizações, de acordo com o comunicado de Ek. Além disso, todo o tempo de férias não utilizado será pago a qualquer funcionário que sair, e todos os funcionários demitidos terão direito a serviços de recolocação por dois meses.
O Spotify está programado para divulgar os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 na terça-feira, 31 de janeiro, antes da abertura do mercado.