O Spotify for Artists disponibilizou nesta terça-feira (5) os dados do estudo global Fan Study, uma análise trimestral do comportamento de fãs ao redor do mundo. A cada edição, milhões de dados são analisados e novos insights são revelados.
Leia Mais:
- Spotify for Artists lança estudo sobre comportamento dos fãs
- Spotify revela os últimos insights do Fan Study para sucesso global
- Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical
Os dados revelam como a música está indo cada vez mais longe e artistas do mundo inteiro estão quebrando barreiras e cruzando fronteiras. De acordo com os números do estudo deste ano, 64% dos ouvintes mensais de um artista são fãs de fora do país de origem dele.
Além disso, as atividades dos ouvintes contribuem diretamente para o sucesso dos cantores: salvar faixas e adicioná-las às playlists pessoais, por exemplo, impactam diretamente em streamings futuros.
A partir dos dados com base em novos seguidores para artistas com pelo menos 1 mil ouvintes mensais, entre os dias 4 e 31 de janeiro de 2022, o Fan Study do Spotify reuniu 6 insights comportamentais sobre os fãs na música:
- Em média, os usuários do mundo todo escutam artistas de 14 países diferentes todos os meses. Os ouvintes da América Latina e dos Estados Unidos e Canadá fazem parte desta média. No entanto, com os europeus esse número chega a 16 países por mês. Já para os do Oriente Médio e África, esse número cai para 12, e da Ásia-Pacífico, para 11 países por mês.
- Em média, 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora do país de origem do artista e quando isso acontece, o engajamento delas é super alto: 62% salvam as músicas, 63% adicionam as faixas do artista a playlists.
- Ao salvar uma faixa, o ouvinte mostra o desejo de escutar aquela música novamente. E não apenas em alguns dias ou semanas, mas em meses. Por exemplo, 6 meses após salvar uma canção, um fã ouve as músicas de seu artista favorito 3 vezes mais do que antes.
- Quando um fã adiciona uma música a uma playlist pessoal, os streamings da faixa aumentam em 41% e a frequência de visitas ao perfil do artista daquela música em 12%.
- Em média, os top 5% de fãs escuta 6 vezes mais que todo o restante da audiência. No gráfico abaixo são analisados que os ouvintes de música religiosa, clássica, rock, latina e hip hop ultrapassam esta média.
- Os artistas começam com bases de fãs nacionais e depois expandem para outras partes do mundo.
- No primeiro ano de lançamento no Spotify, os novos seguidores de um artista são do mesmo país que ele. No entanto, depois de cinco anos esse número muda e 57% dos artistas têm um crescimento maior de seguidores de países estrangeiros.