in

Spotify revela os últimos insights do Fan Study para sucesso global

A atualização do estudo traz vários pontos de discussão baseados em dados sobre o comportamento do usuário

Foto: Divulgação

O Spotify for Artists lançou o Fan Study, no passado, uma coleção de 15 insights sobre o comportamento dos fãs no Spotify e ações recomendadas para artistas aumentarem seu público. A gigante do streaming agora seguiu com uma nova edição global de seu estudo, com vários pontos de discussão baseados em dados sobre o comportamento do usuário.

Leia mais:

O site está disponível em sete idiomas (inglês, espanhol, português, coreano, italiano, alemão e francês). Ele explora como a música cruza fronteiras, como os artistas constroem bases de fãs fora de seu mercado doméstico, tendências regionais e as estratégias que os artistas podem usar para aumentar seu alcance global.

De acordo com o Music Week, juntamente com cada insight, o Spotify fornece aos artistas e suas equipes recomendações sobre como aproveitar as informações para atingir seus objetivos – dentro e fora da plataforma Spotify. O estudo agora será atualizado a cada trimestre com novos insights para criadores de música.

Confira os novos insights do Fan Study do Spotify:

Alcance global

De acordo com os dados mais recentes do Spotify, nunca houve tanta representação de mais lugares nas paradas do Spotify. Nos últimos cinco anos, a proporção de faixas que alcançaram o gráfico semanal de músicas mais populares de fora da América do Norte e da Europa cresceu mais que o dobro.

Colaboração Internacional

Trabalhar com um artista de outro país – como os colaboradores europeus de Central Cee’s em sua faixa Eurovision – pode ampliar significativamente o alcance internacional. De acordo com o Spotify, quase 84% dos streams de colaborações internacionais vêm de fora do país do artista principal. Isso se compara a menos de 60% para faixas de um único artista.

Foto: Reprodução

Superfãs

Os super fãs alemães e sul-coreanos levam essa história de artistas favoritos muito a sério. Os artistas mais ouvidos de cada país têm, respectivamente, 63% e 46% mais streamings que a média global.

Escuta sem fronteiras

Quem é fã sabe que não existe lugar certo para música boa. Em média, usuários globais escutam artistas de 14 países diferentes por mês. Para os ouvintes europeus, esse número chega a 16 países mês.

Foto: Reprodução

Exportações de streaming

Nunca houve tanta representatividade local nas paradas do Spotify. Na verdade, só nos últimos 5 anos, o número de faixas para fora da América do Norte e Europa nas melhores músicas da semana mais que dobrou.

Novos fãs globais

Os dados do Spotify desiludem qualquer ato da noção de que a maioria dos novos fãs está sempre perto de casa. Em média, 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora do país de origem de um artista.

Foto: Reprodução

Público doméstico

Quando se trata de conquistar novos seguidores (em oposição a uma primeira audição), o público doméstico é fundamental para os estágios iniciais da carreira de um artista. No ano do primeiro lançamento de um artista no Spotify , os dados mostram que menos da metade dos novos seguidores vem do exterior. Em média, após cinco anos, esse número salta para 57%.

Tailândia lidera as ações de rastreamento

Fãs da Tailândia compartilham faixas do Spotify mais do que fãs de qualquer outro país. Com uma média de 7,9 compartilhamentos por ouvinte a cada mês, é mais de 80% superior à média global.