O Spotify criou uma página de bloqueio pago para a exibição de letras das músicas. A atualização pode ser vista desde a última sexta-feira (3), segundo o TechCrunch. Dessa forma, os usuários da versão gratuita da plataforma de streaming perdem uma das funcionalidades mais antigas da aplicação. A plataforma busca direcionar este público para o grupo de usuários por assinatura.
LEIA MAIS:
- Entrevista: Spotify Brasil aponta que 70% das receitas foram de artistas ou selos independentes em 2023
- Spotify atinge 615 milhões de ouvintes mensais, com crescimento de assinantes em 14% ao ano
- Substack e Spotify viram parceiras na distribuição de podcasts para assinantes
De acordo com o relatório do primeiro quadrimestre deste ano, o número de assinantes premium cresceu numa taxa de 14% ao ano, alcançando 239 milhões de ouvintes, atingindo a meta da projeção da empresa. Destes, 22% estão na América Latina.
A novidade do paywall é uma das estratégias de conversão do Spotify, com limite mensal. Apesar do crescimento de usuários premium, o valor da receita no início de 2024 apresenta uma queda de aproximadamente 1% daquela gerada no quadrimestre anterior, no fim de 2023.
O Spotify toma a decisão de bloqueio e não emitiu pronunciamentos até o momento. Ainda que o paywall seja sobre as letras das músicas na sua interface, informação disponível na web, de buscadores a sites de artistas, usuários não-assinantes tecem críticas à plataforma no X.com (Ex-Twitter). Entre os argumentos, a suposta queda de qualidade para ouvintes com deficiência e a queda da experiência.
this inherently puts accessibility behind a paywall for Deaf people and those of us with auditory processing issues thank you spotify https://t.co/Mq30K6Kuvk
— Charli Clement (@charliclement_) May 2, 2024
Spotify putting lyrics behind a paywall seems really really mean. pic.twitter.com/ZIFTsL1xtl
— Lauren (@lozshez) May 6, 2024