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Spotify Charts Brasil: análise aponta semelhanças entre as músicas mais executadas atualmente; descubra


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Quando falamos em ‘músicas mais executadas’, seja em plataforma digital ou não, cada meio possui suas características.

Hoje, selecionamos o ‘Spotify Charts’ para método de análise e entendermos quais são as músicas mais tocadas atualmente e se há uma recorrência em termos de gostos.

O atual ranking herdado dos resultados de 2018 possui aspectos fortes do que os relatórios apontaram. Observamos o “TOP 200” do ranking, com base diária e semanal.

Vamos aos dados:

 

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40% das músicas mais tocadas diariamente são do gênero sertanejo seguido pelo Funk, com 30% e do Forrónejo, também com 30%;

– A diferença entre o primeiro lugar ‘Jenifer’, Gabriel Diniz e o décimo lugar, ‘Quem Pegou, Pegou’ de Henrique & Juliano, são 250.368 streams;

– Gabriel Diniz, Márcia Fellipe e Wesley Safadão aparecem no ranking com o gênero ‘forrónejo‘;

Há apenas duas duplas sertanejas nesse ranking: Zé Neto & Cristiano e Henrique & Juliano;

90% das músicas foram lançadas no segundo semestre de 2018, exceto ‘Notificação Preferida’ de Zé Neto & Cristiano, lançada em maio;

– A música com menos tempo de lançada é ‘Agora É Tudo Meu’, distribuída nas plataformas digitais dia 7 de dezembro e já alcança o terceiro lugar diário do ranking;

Dennis DJ é o único artista que aparece no ranking duas vezes;

– Apenas duas artistas mulheres aparecem no ranking: Marília Mendonça e Márcia Fellipe;

 

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– No ranking semanal, temos a entrada da dupla Humberto & Ronaldo ft. Jerry Smith em ‘Não Fala Não Pra Mim’, música lançada em junho de 2018;

– Jerry Smith, inclusive, aparece em duas parcerias nesse ranking: ‘Quem Me Dera’ e ‘Não Fala Não Pra Mim’, Márcia Felipe e Humberto & Ronaldo, respectivamente;

– O primeiro lugar e o décimo estão separados por 2.297.435 streams;

50% das músicas são sertanejo; 30% Forrónejo e 20% Funk;

50% das músicas mais tocadas são resultado de parcerias musicais;

 

Com esse parâmetro conseguimos ter noção das preferências apenas no Spotify.

Um recorte pequeno do mercado musical brasileiro, mas, interessante. Quanto mais olharmos nichos da indústria brasileira entenderemos melhor o surgimento de tendências.