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Spotify testa aumento do preço das assinaturas no Reino Unido

Saiba mais detalhes sobre essa movimentação estratégica da plataforma

Spotify testa aumento do plano das assinaturas no Reino Unido
Foto: Spotify/Divulgação

Após ter dado indícios no final do ano do aumento de preço da mensalidade do Spotify, mas, que seria atrasado por causa da pandemia; o CEO e co-fundador Daniel Ek parece que está colocando os planos em prática.

A plataforma está atualmente testando maiores tarifas de assinatura no Reino Unido para seus planos Premium Individual, Duo e Family. Esse movimento foi detectado por Alex Hern, o editor de tecnologia do Reino Unido no The Guardian, depois que uma pesquisa com consumidores foi enviada aos usuários da empresa de streaming de música no país.

A pesquisa aponta preços aumentados para os planos Premium Individual, Duo e Família de £ 10,99, £ 14,99 e £ 19,99, respectivamente.Os preços são atualmente £ 9,99, £ 12,99 e £ 14,99, respectivamente.

O teste de mercado segue os comentários feitos pelo Spotify Presidente e CEO Daniel Ek na teleconferência do analista do quarto trimestre de 2020 da empresa em fevereiro, na qual ele confirmou que os aumentos de preços se tornarão parte da estratégia de crescimento da empresa daqui para frente.

De acordo com o MBW, na Noruega, em julho de 2018, o Spotify “testou” aumentos de preço de 10% para seus planos Premium, de estudante e família padrão e eles permaneceram 10% mais altos desde então. Na atualização do investidor do quarto trimestre do Spotify, a empresa relatou que aumentou o preço do Plano Família em sete mercados em outubro de 2020, incluindo Austrália, Bélgica, Suíça, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

Os primeiros resultados dos aumentos são positivos, diz a companhia, tendo visto “nenhum impacto significativo na rotatividade ou no consumo de clientes nesses mercados. Daniel Ek disse aos investidores no relatório do quarto trimestre de 2020 da empresa que “há três pernas no banquinho” de como o Spotify pode atingir o crescimento e explicou: “Um, podemos melhorar nossa proposta de produto. Dois, podemos lançar em novos mercados e três, podemos aumentar os preços”.

“Estamos tentando otimizar o crescimento e há três maneiras de crescer. Agora estamos adicionando a terceira parte do banco aqui também, mas não acho que você deva ler isso, que o crescimento atingiu o pico. É mais porque agora estamos flexionando nossos músculos e adicionando essa terceira parte também”, Ek acrescentou.

Ele continuou: “Já faz algum tempo que fazemos experiências com [aumentos de preços]. Começamos há dois anos, então não é algo que fizemos com pressa. Fizemos isso na Noruega há dois anos, desde então na Argentina, Austrália e em muitos, muitos outros mercados ao longo do tempo.

“Mas talvez este seja o momento em que você percebe que isso está realmente se tornando uma parte real da estratégia. Na verdade, principalmente por causa de toda a resposta positiva que temos visto sobre o valor que já estamos fornecendo aos consumidores”, diz.

Em tempo, em apoio ao Dia Internacional da Mulher, o Spotify lança o EQUAL – novo compromisso global da plataforma dedicado a promover a equidade em áudio para as mulheres e celebrar suas conquistas, clique aqui para saber mais.