Foto: Reprodução/Spotify
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Spotify Audience Network: conheça a nova plataforma que promete melhorar o impacto de anúncios

Não é segredo que os podcasts têm desempenhado um papel fundamental no aumento do consumo de áudio. Pensando nisso, o Spotify anunciou um grande salto para a publicidade em áudio, criando um caminho para os criadores ganharem mais por seu trabalho, proporcionando maior impacto para os anunciantes, o Spotify Audience Network.

“Acreditamos que este espaço está preparado para a inovação, pois o áudio digital se torna parte integrante da rotina diária dos consumidores em todo o mundo”, revela a empresa.

De acordo com a eMarketer, nos Estados Unidos, o tempo gasto em dispositivos móveis ouvindo conteúdo de áudio está ultrapassando o tempo gasto em mídia social, vídeo e jogos. Sua natureza íntima os torna um meio ideal para anunciantes que buscam se conectar com ouvintes engajados que estão prontos para aprender, descobrir ou se divertir.

No ano passado, o Spotify já vinha fazendo movimentos significativos para modernizar a publicidade em áudio. Desde o lançamento do Streaming Ad Insertion até a expansão da plataforma de anúncios de autoatendimento, o Ad Studio, até a aquisição do Megaphone, a empresa visou que o setor atingisse todo o seu potencial.

Saiba mais sobre o Spotify Audience Network

O Spotify Audience Network é o primeiro mercado de publicidade de áudio de seu tipo, no qual anunciantes de todos os tamanhos poderão se conectar com ouvintes que consomem uma ampla variedade de conteúdo.

Isso inclui Originals & Exclusives do Spotify, podcasts via Megaphone e Anchor e música com suporte de anúncios. “Vamos alavancar nossa tecnologia de definição de mídia para dar aos anunciantes a capacidade de alcançar nosso público de centenas de milhões de ouvintes – em grande escala – dentro e fora do Spotify. Estamos nos estágios iniciais de desenvolvimento desta oferta e esperamos compartilhar mais nos próximos meses”, revela.

Foto: Divulgação/Spotify

Desbloqueio de novos recursos

No início de 2020, o Spotify lançou o Streaming Ad Insertion (SAI), que, segundo a empresa, “oferece a intimidade e a qualidade da publicidade tradicional em podcast com a precisão e transparência do marketing digital moderno”.

A SAI introduziu um conjunto totalmente novo de percepções baseadas em dados para publicidade em podcast, incluindo um conjunto digital completo de soluções de planejamento, relatório e medição. A SAI ainda não está disponível no Brasil, apenas nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Reino Unido, e deve ser lançada em outros mercados ainda este ano.

“Refinamos o SAI com nosso conteúdo Originals & Exclusive e agora estamos prontos para expandir nossa inovação. Estamos desbloqueando mais recursos do produto, como compra com base no público, canais de anúncios nativos e relatórios sobre o desempenho de criativos, todos desempenhando um papel importante no fortalecimento da Rede de público Spotify”, anuncia a plataforma.

Simplificando a publicidade de podcast

A melhor maneira para os anunciantes começarem a usar o Spotify Advertising é por meio da plataforma de autoatendimento Spotify Ad Studio. O Spotify Ad Studio torna a publicidade de áudio em streaming acessível a anunciantes de todos os tamanhos, de marcas da Fortune 500 a equipes de artistas e cafeterias locais.

Por meio do Spotify Ad Studio, os anunciantes têm o poder de atingir o público de centenas de milhões de ouvintes e alavancar nossa inteligência de streaming para garantir que sua mensagem seja ouvida pelos ouvintes certos, no momento certo.

Esta semana, a empresa iniciou o teste beta de compra de anúncios de podcast no Spotify Ad Studio nos Estados Unidos. A introdução de podcasts no Spotify Ad Studio torna simples para qualquer anunciante se conectar com ouvintes engajados em grande escala, estejam eles transmitindo seu podcast favorito ou descobrindo uma nova lista de reprodução.

De acordo com a empresa, esses avanços – a Spotify Audience Network, Streaming Ad Insertion e compra de podcast via Spotify Ad Studio – irão beneficiar criadores, anunciantes e ouvintes nos próximos anos.

Escrito por Rafa Ventura

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