O Spotify lançou nesta quinta-feira (27) a edição do estudo global Fan Study com uma uma coleção de novos insights sobre os considerados ‘superouvintes’, ou seja, aqueles ouvintes mais dedicados no público ativo de um artista, além de novas estratégias para ajudar os artistas a impulsionar suas carreiras.
Leia Mais:
- Spotify: Pesquisas sobre BBB23 crescem 733% na plataforma
- Monte seu festival! Quais artistas estariam no line-up?
- Retrospectiva Spotify 2022: Confira os podcasts mais escutados no Brasi
O site do Fan Study também apresenta sugestões de ações que os artistas podem aplicar para engajar ainda mais os ‘superouvintes’, como amplificar um lançamento com o uso do Marquee. Além de compartilhar curiosidades e bastidores de sua música por meio do Clips, além de aumentar o público ativo, encontrando novos fãs com o Discovery Mode.
Confira as descobertas do estudo:
Quer mais ‘superouvintes’?
Segundo o Spotify, os ‘superouvintes’ estão espalhados por todo o mundo, mas isso não significa que estejam distribuídos igualmente. A América Latina tem 4 dos 10 principais mercados com a maior concentração de ‘superouvintes’, incluindo os primeiro e segundo lugar.
Os ‘superouvintes’ não são apenas para ‘superstars‘
Em média, em todos os tamanhos de artistas como aponta o Spotify, os ‘superouvintes’ representam 2% dos ouvintes mensais de um artista, mas são responsáveis por mais de 18% dos streams mensais.
O lançamento de músicas pode aumentar muito a base de fãs
Alguns de seus ouvintes leves e moderados estão se tornando fãs incondicionais. De acordo com o Spotify, depois de divulgar novas músicas, em média, os artistas viram seu número de ‘superouvintes’ aumentar em mais de 20%.
Os ‘superouvintes’ também são superleais
Na verdade, mais de dois terços dos ‘superouvintes’ ainda estarão escutando a música após um período de seis meses.
Os ‘superouvintes’ fazem um número enorme de compras de produtos
Quando se trata de produtos, os ‘superouvintes’ são muito importantes. Em média, esses 2% dos ouvintes mensais são responsáveis por mais da metade das compras de produtos.
O próximo ‘superouvinte’ pode estar a um streaming de distância
A plataforma aponta que dezenas de milhões de vezes por dia, os usuários escutam ativamente um artista pela primeira vez. Mais de 40% desses ouvintes escutaram esse artista por meio de contextos de streaming programados, ou seja rádio, autoplay, mixes, playlists personalizadas e editorias, no mesmo dia.